O seguro viagem foi desenvolvido com o objetivo de evitar ou minimizar os problemas que podem ocorrer com o segurado durante uma viagem. Este serviço pode garantir ao viajante reembolso, prestação de serviços e indenização de acordo com as proteções que foram contratadas e já estão incluídas na apólice. Assim como em outros tipos de seguros, no Seguro Viagem existem algumas coberturas básicas. Quer saber quais são? Continue a leitura do post de hoje!

 

Quais são as coberturas básicas obrigatórias?

 

Em alguns países, contratar as coberturas básicas no seguro viagem é obrigatório. Esse é caso, principalmente, dos países europeus que fazem parte do Tratado de Schengen. Nas nações participantes deste acordo, após desembarcar no local de destino, o turista só poderá seguir com sua viagem caso tenha contratado um serviço que ofereça proteção médica.

 

Um exemplo da necessidade desta cobertura para viajar é se o turista sofre algum acidente médico ou odontológico. Neste caso, as despesas serão cobertas pela proteção do seguro para atendimento médico no exterior.

 

Quais são as coberturas básicas no seguro viagem?

 

Com certeza, você já está entendendo o quão relevante é a contratação do seguro viagem. Conheça agora quais as coberturas básicas de um seguro viagem:

 

1- Despesas médicas em viagens nacionais

 

Dentro das coberturas básicas do seguro viagem, podemos citar a de despesas médicas, hospitalares e odontológicas em território brasileiro, também conhecida pela sigla “DMHO”. 

 

Esta cobertura garante ao segurado o ressarcimento ou custeamento de valores, por parte da seguradora, no caso do viajante precisar ser medicado ou hospitalizado para cuidar de alguma doença ou se passa por uma emergência.

 

2- Despesas médicas em viagens internacionais

 

Como a cobertura que foi citada acima, esta também é conhecida como DMHO e oferece as mesmas proteções para despesas médicas, hospitalares e odontológicas. Porém, a diferença entre elas é que esta é direcionada para viagens internacionais e começa a valer assim que o viajante já sai do país. Vale ressaltar que o atendimento médico no exterior tem um custo muito elevado. Por isso, esta cobertura se torna essencial.

 

3- Regresso sanitário

 

O Regresso Sanitário é uma cobertura que vai proporcionar ao segurado zero custos com as despesas de traslado para o retorno do viajante quando não estiver em situação normal de saúde.

 

Em outras palavras, se o segurado sofreu um acidente e precisa de equipamentos que o acompanhe no voo de volta para casa, a seguradora vai arcar com os custos para que o transporte seja realizado de acordo com as necessidades do viajante.

 

4- Traslado médico

 

Outra cobertura que servirá de proteção ao viajante em casos de acidentes, o Traslado Médico vai garantir a indenização das despesas para fazer a transferência ou remoção até o hospital/clínica mais próximo.

 

Isso quer dizer que se houver algum acidente que o segurado precise de locomoção até um hospital, essa cobertura vai cobrir os custos.

 

5- Translado de corpo

 

O Traslado de Corpo também faz parte das coberturas básicas no seguro viagem. Em caso de óbito do viajante, essa cobertura garante a indenização das despesas e, assim, liberar e transportar o corpo do local onde ocorreu o falecimento até o de sepultamento.

 

6- Invalidez Permanente Parcial ou Total

 

Por último, a cobertura para Invalidez Permanente Parcial ou Total em casos de acidente. Essa proteção garante o pagamento de indenização caso aconteça perda ou redução funcional definitiva, parcial ou total de determinados órgãos ou membros do segurado.