O seguro auto oferece diversas vantagens que protegem seu veículo. Entre elas, existe a possibilidade de contratar a cobertura de carro reserva, que vai amenizar o transtorno de ficar sem seu carro devido a um sinistro.

 

Portanto, o carro reserva, nada mais é, que um benefício adicional que faz parte do Seguro auto, podendo ser contratado na apólice para amparar o segurado na ausência do seu automóvel quando ocorrer algum sinistro.

 

Essa cobertura costuma possuir vários planos de dias de locação do carro extra, como 7, 15 ou 30 dias, por exemplo. O segurado tem direito de retirar o carro reserva durante o período em que ficar sem o seu automóvel, até o limite da cobertura contratada em apólice. Entenda mais sobre o assunto:

 

Quais carros posso alugar e quais os requisitos?

 

De modo geral, os carros alugados são modelo populares e sem ar condicionado, porém, quase todas as seguradoras permitem alteração e melhoria no carro extra no momento da contratação.

 

O modelo do carro reserva e a quantidade de dias contratados reflete no preço do seguro, e quando acionado deve respeitar algumas regras das locadoras. É importante ressaltar que o segurado deve atender requisitos, como por exemplo estar com a CNH definitiva e regularizada e ter idade mínima de 21 anos.

 

Além disso, ao retirar o carro reserva, a locadora pode exigir garantias como o registro de cartão de crédito ou cheque caução. Mas, o pagamento do aluguel continuará sendo responsabilidade da seguradora.

 

Como funciona?

 

O carro reserva pode ser aproveitado na forma de um benefício que muitas seguradoras oferecem aos seus clientes. Diante de um sinistro, aqueles que optarem por fazer o reparo em oficina credenciada pela companhia, poderá usufruir, sem custos, de um veículo extra por um período determinado.

 

Portanto, o carro reserva é uma assistência disponível exclusivamente quando o veículo do segurado sofrer sinistro. Se o carro estiver na oficina por questões mecânicas ou de manutenção, por exemplo, o carro reserva não será liberado. 

 

No entanto, se o carro for roubado ou se houver envolvimento em algum acidente, o segurado possui o direito de retirar um carro reserva para uso pessoal. Também terá direito ao carro reserva quando for terceiro em outra apólice, desde que os reparos do veículo ultrapasse o valor da franquia da sua apólice. 

 

Vale lembrar que, no momento da contratação do seguro, é importante ficar atento às regras do carro reserva, sendo elas a quantidade de dias disponíveis, o tipo do carro, se é rede referenciada ou livre escolha de locadora e o uso do veículo. Todas essas informações você pode conferir com o seu corretor de seguros.