Devido à pandemia de coronavírus, diversas cidades do mundo inteiro decretaram quarentena. Com isso, empresas dispensaram seus funcionários, as aulas escolares foram suspensas e as crianças obrigadas a ficar em casa. 

 

Após o susto inicial sobre como fazer home office e distrair os filhos tudo ao mesmo tempo, é preciso procurar por atrativos para ocupar o tempo da criançada (e dos maiores também). Existem muitas opções e, inevitavelmente, o celular e a TV terão sua vez, mas que tal variar as atividades durante a quarentena? Veja algumas dicas no nosso post de hoje!

 

Colocar a leitura em dia

 

Adiantar a leitura dos livros didáticos da escola pode ser uma boa ideia, no entanto, não é a única. Alguns sites estão disponibilizando obras para serem baixadas gratuitamente, como o Domínio Público, com cerca de 250 livros infantis em PDF, e o Espaço de Leitura, que associa as histórias a jogos. A L&PM também oferece alguns títulos, como “Alice no País das Maravilhas”, de Lewis Carroll e “Viagem ao Centro da Terra”, de Julio Verne e a Amazon disponibiliza periódicos e clássicos como “Sonho de Uma Noite de Verão, de William Shakespeare.

 

Contação de histórias

 

O momento é de união, mesmo que à distância, foi pensando nisso que alguns contadores de histórias estão fazendo lives em seus perfis nas redes sociais. Alguns deles são a Flávia Scherner(@fafaconta), com lives toda segunda, quarta e sexta às 10h30 e terça e quinta, às 16h30; a Emília Nuñez (@maequele), diariamente, às 11h e o Ralphen Rocca (@ralphenr), diariamente, às 16h, entre outros. 

 

No YouTube, tem os canais Hora da Leiturinha, Quintal da Cultura e Varal de Histórias. Outra boa dica que pode ser colocada em prática,, é a clássica Coleção Disquinho, aquela de compactos coloridos que foi lançada pela Continental dos anos 60 aos anos 80 e reúne contos e histórias infantis, com músicas compostas por Braguinha e orquestradas por Radamés Gnattali, que agora, está no Spotify.

 

Ouvir Podcast

 

Os podcasts realmente chegaram para ficar e também fazem sucesso com a criançada. O “E se… podcast” é feito especialmente para crianças e por crianças, os irmãos Luiza e Bruno. Já o “Coisa de criança” esclarece dúvidas como “por que o mar é salgado?” e “Como surge o arco-íris?”.

 

Ouvir Músicas

 

Alguns aplicativos de músicas já têm playlists próprias para as crianças. É possível encontrar cantigas de roda, MPB e música clássica para os pequenos, músicas para dançar e até para ouvir na hora do banho. 

 

A playlist “Música para crianças” reúne canções da Galinha Pintadinha, do Mundo Bita e do Palavra Cantada. A “Canções ilustradas” tem canções variadas, com músicas dos Beatles, Toquinho e Pato Fu. Mas o mais legal é criar uma playlist junto com a criançada para chamar de sua. Voltando ao YouTube, o canal Zis tem vídeos com músicas acompanhadas de ilustrações divertidas e também é uma boa ideia para distrair as crianças.

 

Faça você mesmo

 

E que tal estimular as crianças a colocarem a mão na massa e construírem seus próprios brinquedos ou brincadeiras? O Pinterest é uma ótima plataforma para isso, com ideias simples e materiais fáceis de encontrar em casa. No YouTube também é possível encontrar diversos tutoriais de brinquedos e brincadeiras variadas. A internet está cheia de sites com vídeos “faça você mesmo”, como o “Ideias incríveis” que ensina a fazer origamis, artesanato e a reutilizar objetos. Aproveite esse tempo para estimular a criatividade dos pequenos!