Todos os anos proprietários de veículos devem realizar o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). A metade do valor arrecadado na cobrança desse imposto é direcionado ao governo local do estado e a outra metade aos municípios. Mas você sabe como é realizado o cálculo do valor do IPVA do seu veículo? Nesse post esclareceremos algumas dúvidas sobre este assunto.

 

Como é calculado o valor?

 

O valor da cobrança de IPVA varia de acordo com cada estado brasileiro. Cada estado cobra uma porcentagem que pode variar de 1% a 4% e é calculada usando como base o valor do automóvel na tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Além disso, alguns estados, também, levam em consideração o tipo de veículo, a potência e o combustível no momento do cálculo.

 

Uma curiosidade sobre o valor de IPVA nos estados de Minas Gerais e Paraná é que para veículos de pessoas jurídicas é cobrado apenas 1% sobre o valor do veículo, este seria um dos motivos pelo qual a maioria das locadoras de automóveis têm seus carros emplacados nestes estados.

 

Os vencimentos e descontos ofertados para os pagamentos do IPVA variam de acordo com cada estado, bem como a opção de parcelamento ou não do valor total. Veja abaixo a porcentagem cobrada em cada estado brasileiro:

 

Sul

 

Rio Grande do Sul: 3,0%

Santa Catarina: 2,0%

Paraná: 3,5%

 

Sudeste

 

São Paulo: 4,0%

Rio de Janeiro: 4,0%

Minas Gerais: 4,0%

Espírito Santo: 2,0%

 

Centro-Oeste

 

Mato Grosso: 2,0%

Mato Grosso do Sul: 3,5%

Goiás: 3,75%

 

Norte

 

Tocantins: 2,0%

Pará: 2,5%

Amapá: 3,0%

Amazonas: 3,0%

Roraima: 3,0%

Rondônia: 2,0%

Acre: 2,0%

 

Nordeste

 

Bahia: 2,5%

Sergipe: 2,5%

Alagoas: 3,0%

Pernambuco: 3,0%

Paraíba: 2,5%

Rio Grande do Norte: 3,0%

Ceará: 2,5%

Piauí: 2,5%

Maranhão:2,5%

 

Distrito Federal: 3,5%