Os Seguros são serviços capazes de oferecer uma ampla variedade de opções ao segurado. Dificilmente existirá algum bem móvel ou imóvel cuja cobertura será impossível. No entanto, devido às múltiplas características específicas de cada tipo de Seguro, é normal que haja dúvidas frequentes que nem sempre são solucionadas.

 

Porém, para fazer a contratação de um seguro, é de extrema importância ter o conhecimento total do que pode influenciar sua cobertura, preço e contrato. Por isso, todos os questionamentos do cliente devem ser esclarecidos totalmente.

 

Dúvidas que você não pode ter no momento da contratação

 

Entre os muitos aspectos que envolvem a aquisição de um seguro, há alguns extremamente específicos, e é nessa particularidade que mora a maioria das dúvidas frequentes sobre seguros por parte de um contratante. Veja algumas dessas dúvidas:

 

O que é o prêmio do seguro?

 

O prêmio nada mais é do que o valor do seguro. O segurado paga esse valor para a seguradora, e assim recebe o serviço que foi contratado. Como já é de se esperar, o preço do seguro cresce junto com o número de riscos para os quais o contratante solicitou a cobertura.

 

A proposta do seguro pode ser recusada?

 

Pode sim. Perante uma proposta, a seguradora tem até 15 dias para se pronunciar com uma decisão. Essa regra também vale para renovações e mudanças, desde que alterem o risco.

 

Depois do encerramento do prazo, caso não haja recusa por parte da seguradora, a proposta é considerada automaticamente aceita. Caso ocorra a recusa da proposta, a seguradora deve justificar o motivo da decisão.

 

Em caso de sinistro quanto tempo levo para receber a indenização?

 

A indenização, geralmente, é liberada em até 30 dias. O tempo passa a ser contado a partir do momento da entrega de todos os documentos básicos, solicitados pela seguradora. No entanto, a contagem pode ser suspensa se houver alguma dúvida que exija uma nova documentação, voltando a correr no primeiro dia útil após a entrega do documento que for solicitado.

 

Quando devo pagar a franquia?

 

A franquia é a parcela da indenização paga pelo próprio contratante. Ela é referente a um valor estabelecido em contrato que, de forma resumida, é o “mínimo” necessário para que cubra os custos do sinistro.

 

Vamos supor que haja uma franquia de três mil reais em um seguro auto e o conserto do veículo foi orçado em dois mil e quinhentos reais. Esse custo será de responsabilidade do segurado, pois está abaixo do valor da franquia.

 

Vale destacar que franquias menores significam riscos maiores para a seguradora e isso pode afetar de forma direta o preço do seguro.