É difícil encontrar alguém que não deseje construir um bom patrimônio, porém nem todo mundo consegue atingir esse objetivo. Isso de fato ocorre porque poucos conhecem o caminho correto a ser seguido e têm disciplina e disposição para fazer os sacrifícios e investimentos necessários.

Se você tem o desejo de construir um belo patrimônio para você e sua família, mas não sabe por onde iniciar essa missão, pode ficar tranquilo. Neste post, nós vamos analisar os requisitos necessários para atingir esse objetivo e o que fazer para ter sucesso nessa jornada. Continue a leitura.

Por que acumular um patrimônio?

Há três grandes motivos para que o patrimônio seja a ambição de tantas pessoas.O primeiro deles é a estabilidade. Os bens adquiridos ajudam a diminuir os efeitos instáveis da economia sobre a nossa vida, um imóvel próprio pode gerar renda passiva através de um aluguel, por exemplo, e trazer mais segurança para a sua vida financeira.

Além disso, ter um patrimônio colabora para a diminuição dos gastos fixos do orçamento familiar. Morar em uma casa própria, por exemplo, pode eliminar a necessidade de aluguel e eliminar esse gasto das contas mensais. Isso permite que sobre mais dinheiro no fim do mês e que o padrão de vida possa ser aumentado.

Por fim, o terceiro grande fator motivador é a segurança obtida por meio dos bens adquiridos e dinheiro acumulado. Mesmo em caso de uma crise econômica e de desemprego, por exemplo, você ainda possui uma casa para morar ou ainda tem recursos financeiros que ajudam a manter seu estilo de vida por um determinado período.

Como os exemplos citados acima deixam claro, construir um patrimônio é diferente de ganhar dinheiro. Quando você recebe um bom salário mensal, por exemplo, consegue manter um excelente padrão de vida, mas é uma situação momentânea. Quando a aposentadoria chegar, você deixará de receber seu salário. O patrimônio, por sua vez, permanece com você durante toda a vida.

Como começar a construir um patrimônio?

Basicamente, o mecanismo do acúmulo de patrimônio funciona de maneira simples: você economiza dinheiro e o investe para aumentar seu poder de compra. Após isso, adquire os bens que deseja. Até parece simples, não é mesmo? Realmente, a parte mais fácil desse processo é entender o seu funcionamento. A dificuldade inicia no momento de colocar essa estratégia em prática.

Pensando nisso, listamos abaixo 7 passos que vão ajudar a te guiar pelo caminho do desenvolvimento do seu patrimônio. Confira:

1- Elabore um bom planejamento financeiro

Todo patrimônio inicia primeiramente com um plano. Afinal de contas, é por meio dele que você saberá aonde quer chegar e como fará para ir até lá. Para começar, se sente confortavelmente e escreva em um papel ou em uma planilha quais bens você gostaria de ter no seu patrimônio.

Porém, não tenha receio de reavaliar e mudar seu planejamento com o passar dos anos. É importante manter certa flexibilidade nos seus planos para abrigar mudanças de opinião ou de cenário econômico.

2- Se organize financeiramente

Apenas um plano não é o suficiente para garantir que seu patrimônio será acumulado. Você também vai precisar de um fluxo de renda constante para alimentá-lo. Isso pode ser alcançado através da substituição de gastos supérfluos no seu orçamento por opções mais econômicas. É possível substituir, por exemplo, um jantar fora de casa por um jantar caseiro acompanhado de uma noite de jogos com os amigos, economizando bastante no processo.

3- Engaje os demais moradores da casa nessa missão

Se você já é casado (a), têm filhos e o que pretende é formar um patrimônio familiar, é importante lembrar que será algo para seu cônjuge e seus filhos também. Por isso, eles devem participar dessa construção ao seu lado.

Engaje seus filhos e toda a família em cada um dos passos do seu planejamento. Isso significa propor metas de economia para todos e até mesmo oferecer recompensas para motivá-los. Com a participação de toda a família com certeza o processo se dará de forma mais rápida.

4- Elimine as dívidas para limpar o caminho

Se você quer realmente construir um patrimônio, o ideal é antes de mais nada limpar todas as dívidas que possui em seu nome para dar espaço à aquisição dos bens que você deseja. Isso é importante até do ponto de vista prático, já que com o nome sujo é difícil conseguir um financiamento para um imóvel, por exemplo.

5- Adquira muito conhecimento para pavimentar esse caminho

Assim como bens são mais interessantes do que dinheiro no longo prazo, existe outra coisa que também é muito valiosa: conhecimento. Construir um patrimônio é uma tarefa que pode levar anos. Durante todo esse período, várias oportunidades vão surgir, e você vai poder aproveitá-las se tiver o conhecimento necessário. Se você souber como identificar essas oportunidades, será possível maximizar seu patrimônio ao longo dos anos.

6- Invista em longo prazo para aumentar seus ganhos

Um dos problemas de pensar somente em ganhar dinheiro e não transformá-lo em patrimônio é a inflação, que desgasta o valor acumulado. No entanto, existe uma forma de prevenir isso: investir. Uma boa estratégia para aumentar o valor do dinheiro acumulado é aplicá-lo em modalidades de Renda Fixa.

Atualmente, há três excelentes opções para investimento: o CDB, a LCA e a LCI. Essas três aplicações são seguras e lucrativas. O melhor de tudo é que você pode começar a investir hoje mesmo, com qualquer valor.

7- Realize aquisições estratégicas objetivando a valorização

Após ter conhecimento e capital adquirido com aplicações de Renda Fixa, além de um nome limpo para financiamentos, você pode começar a fazer aquisições inteligentes com o objetivo de aumentar seu patrimônio.

Para isso, imagine um bairro com grandes perspectivas de desenvolvimento, por exemplo. Um imóvel ali pode se valorizar muito em alguns anos, tornando-se um excelente investimento. Movimentações inteligentes como essa podem aumentar seu patrimônio familiar no longo prazo e garantir ainda mais estabilidade para você e toda a sua família.

O que fazer após construir o meu patrimônio?

Quando você já tiver a posse dos imóveis e outros bens desejados, não pense que seu trabalho acabou. Agora, em vez de adquirir patrimônio, você vai ter que trabalhar para evitar a desvalorização dele com o tempo. Para isso faça reformas e outros projetos de manutenção para conservar seus bens por muitos e muitos anos.

Além disso, contrate um Seguro Patrimonial para manter seus bens sempre protegidos de qualquer imprevisto. Ter um seguro é uma ótima forma de amenizar prejuízos em caso de situações graves ou inesperadas. Em se tratando de proteger patrimônio, a solução resguarda residências, equipamentos e alguns outros bens, os quais foram investidos muito tempo e recursos para serem obtidos.

Lembre-se que construir um patrimônio é uma tarefa que dura a vida inteira, mas vale a pena pelos benefícios que você, seu cônjuge, seus filhos e até mesmo seus netos vão poder desfrutar durante muitos anos.