A maioria das pessoas considera a sua casa um refúgio, o local onde se sentem mais protegidas e confortáveis. Porém, com os índices de criminalidade subindo a cada dia, a ideia da nossa casa ser o lugar mais protegido do mundo já não é mais uma realidade.

 

É exatamente por esse motivo que, ano após ano, novos aparelhos e outras opções que oferecem mais segurança às residências e famílias vem crescendo. Hoje as residências podem contar com mecanismos práticos, eficientes e funcionais, capazes de mantê-las muito mais protegidas. Quer conhecer algumas novidades que podem deixar sua casa mais segura? Continue a leitura!

 

Fechaduras eletrônicas

 

Este equipamento vem ganhando bastante espaço em muitas casas. Sendo uma evolução das fechaduras tradicionais, além de permitirem a abertura ou fechamento de portas de forma remota, elas podem ser programadas para funcionar conforme as necessidades do dono da casa. Assim, é possível restringir o acesso à casa apenas às pessoas autorizadas, sem o medo de que percam a chave ou passem para outra pessoa.

 

Sensores de portas e janelas

 

Estes sensores são formados por duas peças que se comunicam com o Painel de Controle e, em caso de intrusão, eles enviam um sinal para o morador, que pode saber todas as vezes que uma porta ou janela se abrir. Os sensores também são úteis para os pais que desejam conferir os horários de saída e chegada dos filhos jovens e adolescentes, para saber se eles já chegaram ou não em casa.

 

 

Portaria Virtual

 

Os chamados VídeoPorteiros também têm ganhado bastante espaço nesse nicho. Eles são uma evolução dos porteiros eletrônicos, mas, com o diferencial de ter a incorporação de uma câmera que fica escondida no aparelho externo e permite a visualização de quem está batendo na sua porta.

 

Acesso biométrico

 

Aumentando o grau de complexidade das tecnologias empregadas na segurança residencial, tem-se os controles de acesso biométricos. De modo geral, esses equipamentos consistem em trancas que usam elementos de composição corporal única como métrica de desbloqueio. Esses parâmetros podem ser definidos com base nas digitais, estrutura facial ou retina dos olhos, por exemplo.

 

Centrais de alarmes monitorados

 

Esse tipo de equipamento possui um sistema de alarmes conectado 24 horas. Trata-se de uma estrutura que funciona com uma central, a qual recebe um sinal quando qualquer movimentação suspeita é identificada.

 

Os alarmes são compostos por sensores estrategicamente distribuídos pela casa e podem ser de vários tipos. Existem aqueles magnéticos, que podem ser instalados em portas e janelas. Uma vez esses lugares sejam violados, o alarme dispara imediatamente e aciona a central.

 

Existem também os alarmes com sensor de presença, que rastreiam regiões específicas da casa por meio de um sistema de infravermelho. Essa tecnologia permite detectar movimentos humanos sem interferências.

 

A importância do seguro residencial

 

Apesar de todos os aparatos tecnológicos colaborarem para a segurança residencial, eles não impedem que outros tipos de imprevistos possam ocorrer. Apenas o seguro residencial oferece coberturas para danos elétricos, incêndios, roubos, explosões e até responsabilidade civil e, atualmente, até os consertos de eletrodomésticos.

 

Além disso, o seguro residencial também tem atendimento 24 horas por dia, incluindo feriados, que garantem atendimento de chaveiro, encanador, eletricistas e outros profissionais. Para saber qual seguro é o mais indicado para sua residência, entre em contato conosco!