Chega o final do ano e com ele a costumeira lista de metas para o próximo ano. Sempre tem aqueles itens que nunca ficam de fora como, começar a praticar um esporte, ou iniciar aquela dieta. Além desses itens, outros dois quase nunca são esquecidos também: melhorar a qualidade de vida e trabalhar menos.

Analisando o que cada um significa, produtividade e qualidade de vida, parecem incompatíveis. A palavra produtividade sempre nos leva à pensar em dedicação integral ao trabalho, o que acaba remetendo à ideia de menor qualidade de vida.

Um dos grandes desafios da maioria das pessoas é conseguir conciliar estes dois elementos em suas rotinas. No entanto,  é possível e imprescindível equilibrá-los de forma adequada para que, desta maneira, você possa desfrutar de um 2018 ainda melhor do que foi seu 2017.

Produtividade e qualidade de vida podem ser sim grandes aliadas para um bom desempenho profissional e pessoal. Alguns estudos realizados recentemente apontam que a felicidade pode aumentar em até 12% a produtividade pessoal.

Levando em consideração esse tipo de dado, grandes empresas já estão investindo há algum tempo na melhoria de qualidade de vida de seus colaboradores para, consequentemente, aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

Como aumentar a produtividade?

Possuir um bom planejamento, no qual, se trabalha com prazos realistas e tratar seus colaboradores de maneira educada e cordial são os primeiros passos para iniciar o caminho rumo à melhoria de desempenho profissional. Um funcionário que  trabalha com prazos e demandas que respeitem seus limites e, além disso, com líderes que saibam a forma correta de efetuar as cobranças necessárias, tendem a se tornar menos propícios ao estresse, melhorando diretamente a produtividade no ambiente de trabalho.

Essas empresas, também, estão investindo em estímulos de hábitos saudáveis como, na prática de atividades físicas, por exemplo. A contratação de profissionais de educação física vem sendo cada vez mais comum. Assim, a empresa pode contar com serviços como ginastica laboral, pratica de yoga e até organização competições esportivas internas.

Algumas empresas, optam por criar parcerias com academias nas redondezas, na qual, os colaboradores contam com descontos e mais comodidade para inserir a pratica de atividade física na rotina.

Além disso, muitas empresas também investem em programas de incentivo à alimentação saudável, que estimulam os colaboradores a adquirirem uma rotina mais saudável. Promover palestras concedidas por profissionais especializados e ofertar refeições mais saudáveis dentro do ambiente de trabalho são alguns passos que pode executar. Também, é importante destacar que  respeitar as pausas e horários de lanches dos funcionários é se faz necessário.

A qualidade de vida começa na empresa

Investir em momentos de relaxamento, também, é indispensável para a melhoria na qualidade de vida. Algumas empresas entendem bem isso, e oferecem salas de descanso, momentos para meditação e até sessões periódicas de cinema, proporcionando ao funcionário momentos de lazer dentro do ambiente de trabalho.

Se você não trabalha em uma grande empresa, também pode usar algumas dessas técnicas no seu dia dia para assim otimizar seu trabalho sem perder sua qualidade de vida. Invista no seu bem-estar equilibrando seu corpo e sua mente, dessa maneira pode ter certeza que seu rendimento no trabalho aumentará  e você ainda melhorará muito sua qualidade de vida.