Para garantir que os serviços oferecidos aos clientes sejam os melhores, alguns detalhes são importantes de serem observados por todo corretor de seguros. Principalmente quando falamos de seguro de automóveis, um dos mais contratados.
Um desses aspectos que merece atenção reforçada diz respeito à taxa de sinistralidade. É importante compreender sobre o que se trata, como é calculada e de que maneira realizar uma melhor gestão deste indicador.
O índice de sinistralidade é um fator importantíssimo na manutenção do benefício de um seguro. Continue a leitura para entender mais sobre este assunto.
O que é taxa de sinistralidade?
A sinistralidade, é o principal indicador dos contratos de seguro e equivale à relação entre as despesas com a utilização dos serviços e a receita que a operadora recebeu pelo contrato (Prêmio). Ou seja, a taxa de sinistralidade é referente à relação entre os custos e as receitas de uma seguradora.
Por exemplo, se um determinado número de segurados teve mais problemas em período (por exemplo, nos últimos 6 meses), haverá maiores gastos para a seguradora. Isso porque ela terá de arcar com os valores de sinistros estimados nos contratos firmados com esses clientes.
Por consequência, para cobrir tais situações, a seguradora deve despender as quantias estimadas. Se trata também de uma espécie de indicador que possibilita à seguradora avaliar se os contratos estão sendo vantajosos para ambas as partes.
Como é calculada a taxa de sinistralidade?
Geralmente, a taxa de sinistralidade é medida em percentual, relacionando todos os gastos que a seguradora tem em um determinado período,que pode ser mensal, semestral ou anual. Esse cálculo funciona somando todas as situações de sinistro do período e dividindo o valor obtido pelo prêmio pago pelos segurados, alcançando um percentual.
A partir dessa informação, é possível avaliar, em comparação com o ano anterior, se ocorreu um aumento no pagamento de sinistros e determinar qual será a taxa de aumento aplicada aos segurados. Além disso, é uma maneira de analisar se os índices estão acima da margem técnica que garante o lucro necessário para o funcionamento da seguradora.
Para isso, é importante que a seguradora tenha um percentual que considere aceitável e não prejudique o andamento do negócio. Dessa forma, caso a taxa o supere, os gastos provavelmente estão acima do desejado, tornando-se necessários os reajustes.
Como melhorar a gestão da taxa de sinistralidade?
Fazer o cálculo errado de taxa de sinistralidade pode gerar diversos problemas, pois, se a falha jogar o percentual para baixo, a seguradora terá prejuízo, superando a margem técnica de lucratividade. Por outro lado, se jogar excessivamente para cima, pode ser considerado um aumento abusivo e prejudicar a imagem da empresa perante os clientes. Dessa forma, para ter uma melhor gestão desta taxa, siga essas dicas:
- Mantenha os registros sempre em dia
É importante manter os registros sempre em dia e bem organizados para acompanhar se as taxas estão se aproximando do limite. Assim, no momento de avaliação do cálculo, nenhuma informação se perderá e não haverá resultados errados.
- Realize análises periódicas
A análise da taxa de sinistralidade nos seguros automotivos deve ocorrer periodicamente.
Para isso, estabeleça prazos para avaliação e torne isso um hábito. Como resultado, será possível avaliar se o reajuste é realmente necessário ou não.
- Incentive a proteção contra sinistros
Quanto mais o segurado fica exposto a um risco, maiores serão as chances de ocorrer um sinistro. Mesmo que o valor seja repassado para o cliente, isso pode complicar a taxa de sinistralidade. Envie cartilhas informativas para que as pessoas possam se informar sobre condutas seguras e, deste modo, evitar acidentes ou outros problemas que tornem necessário acionar o seguro. Isso auxilia a manter a taxa de sinistralidade equilibrada e todos saem ganhando.
- Proteja-se de atos abusivos
Mesmo seguindo as dicas anteriores, ainda há riscos de os cálculos gerarem resultados que ocasionem um aumento abusivo. Isso pode implicar em sérias sanções legais, portanto, é preciso ter muito cuidado e atenção. Uma boa maneira de se proteger quanto a isso é ter um funcionário especialista e dedicado a analisar o contrato, capaz de evitar cláusulas que prejudiquem o cliente. Caso seja necessário, contrate empresas especializadas nesse tipo de serviço.