Você também tem muitas dúvidas na hora de resolver um sinistro com sua seguradora? Calma que nós vamos te ajudar com explicações claras sobre este assunto. Pra começar, você sabe o que é um sinistro?
Sinistro é a ocorrência de acontecimentos previstos no contrato de seguro, de natureza súbita, involuntária e imprevista. Os prejuízos causados pelos riscos cobertos são indenizados ao segurado. A maioria dos clientes desconhece os processos de regulação e liquidação de sinistros. Geralmente eles só têm conhecimento das regras de indenização do seguro que comprou quando o sinistro acontece.
No mercado de seguro, sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causando perda financeira para a seguradora.
Sinistro pode ser considerado como Parcial e Integral. No caso do seguro automóvel, perda parcial seria quando ocorre por exemplo uma colisão, alagamento ou Incêndio e é efetuado o reparo do veículo. Sinistro Integral seria por exemplo quando o veículo é roubado e a seguradora indeniza o valor total do carro.
Quais são os tipos de sinistro?
Na sua apólice você vai encontrar a lista de sinistros que o seu seguro cobre, mas os mais comuns costumam ser esses:
1. Roubo ou Furto;
2. Colisão;
3. Incêndio;
4. Enchente;
5. Quebra de vidros, retrovisores e lanternas;
6. Atendimento a Terceiros.
O que fazer quando acontece um sinistro?
Em caso de Roubo ou Furto:
- Não espere muito. Assim que você estiver livre de perigo, comunique à seguradora sobre o roubo ou furto que sofreu. Aproveite para comunicar a Polícia e fazer um Boletim de Ocorrência;
- Em seguida, a seguradora vai analisar o ocorrido e juntamente com a polícia irá tentar recuperar o seu carro;
- Depois disso, você deverá enviar todos os documentos que ela solicitar;
- Terminada a análise, você é indenizado.
Em caso de Colisão:
- Comunique à seguradora assim que a batida acontecer. Nesse momento você será indicado a qual oficina deve levar o seu carro e já poderá ser atendido com a cobertura de assistência 24 horas, caso você a tenha contratado. Se esta batida envolveu terceiros, você vai precisar fazer um Boletim de Ocorrência;
- Nesse momento a seguradora avalia a situação e se terceiros foram envolvidos, é nesse momento que eles são ouvidos;
- Seu carro será vistoriado na oficina indicada. Se outros veículos foram envolvidos, eles serão fotografados e analisados. Em caso de perda total, a seguradora vai pedir que você providencie alguns documentos;
- A seguradora autoriza o conserto do seu carro e dos que foram envolvidos na colisão.
Em caso de Incêndio
- Independente do tamanho do estrago causado pelo fogo, comunique à seguradora e envie a documentação solicitada;
- A seguradora vai avaliar seus documentos e os tipos de cobertura que você possui;
- O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;
- A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.
Em caso de Enchente
- Independente da quantidade de água que atingiu o veículo, comunique à seguradora e envie os dados solicitados para fazer a vistoria;
- A seguradora vai analisar seu tipo de cobertura e documentos;
- O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;
- A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.
Quebra de vidros, retrovisores e lanternas
- Após o incidente, comunique à seguradora, caso você tenha esse tipo de cobertura;
- A seguradora avalia se pode trocar o ítem danificado;
- Caso seja aprovado, basta agendar a troca no local indicado;
Atendimento a Terceiros
- Primeiro comunique à seguradora sobre o acontecido e solicite o atendimento para terceiros;
- Envie a documentação solicitada pela seguradora para fazer a vistoria;
- Após a vistoria, a seguradora analisará o caso e fará a indenização cabível.