O Airbnb foi fundado em 2008 em São Francisco, Califórnia, por dois designers que viram a oportunidade em alugar um espaço extra. Resumindo, ele é um site que junta pessoas que têm espaços livres (que vão de pequenos quartos até grandes castelos), com viajantes que querem lugar para passar um curto período de tempo.

No Airbnb é possível fazer aluguel de casas, apartamentos, quartos compartilhados/ individuais ou qualquer espaço livre que você imaginar. Nele há a comodidade de alugar um local, comparar preços das diárias, conversar com anfitrião, fazer o pagamento, ver comentários sobre o lugar e muito mais. Tudo online e em qualquer lugar do mundo, seja em São Paulo ou Nova York.

Seguro residencial x Seguro do airbnb

Você que tem um espaço e quer anunciar através do Airbnb deve ficar atento a segurança de seus hóspedes. Você pode ter ouvido falar que o site disponibiliza uma proteção, mas é importante conhecer o que ela oferece e se o seguro residencial vale a pena para a sua casa do Airbnb.

 

Seguro Airbnb

Garantia ao anfitrião

No Brasil o Airbnb não oferece um seguro, mas sim uma “garantia ao anfitrião”. Essa proteção é disponibilizada sem nenhum custo adicional para o anfitrião em todas as reservas feitas pelo site.

Esta garantia oferece uma proteção de até R$ 3.000.000 para danos a propriedade, que pode ser coisas pequenas como copos quebrados ou então danos maiores como em um vidro da sacada.

Os termos de propriedade excluída restringe a garantia apenas de danos causados a propriedades, não cobrindo dinheiro, animais, responsabilidade civil, áreas comuns ou compartilhadas, veículos, embarcações, desgaste natural e outros. Veja a lista completa dos itens cobertos e excluídos nos termos e condições da garantia ao anfitrião.

No caso de solicitar a indenização devido a danos da sua propriedade, antes de tudo, é preciso negociar com o hóspede o conserto. Somente depois de diversas tentativas de negociação do prejuízo que é possível solicitar o pedido de indenização.

O tempo para que a solicitação seja processada e o pagamento realizado varia conforme a gravidade do caso, documentação apresentada e cooperação do anfitrião e do hóspede.

O Airbnb informa que essa garantia oferecida não é um seguro residencial, aconselhando os seus anfitriões a avaliar as suas necessidades e compreender quais as garantias oferecidas.

Seguro de Proteção ao Anfitrião

Em alguns países, o Airbnb oferece o Seguro de Proteção ao Anfitrião, que ainda não está disponível no Brasil. Esse seguro oferece proteção de responsabilidade civil (danos corporais ou a propriedade) de até 1 milhão de dólares, ocorridos durante a estadia pela empresa.

Ele foi pensado para garantir proteção dos anfitriões contra reclamações de terceiros por danos corporais ou materiais. Um hóspede pode, por exemplo,  quebrar o punho depois de escorregar no tapete e abrir uma reclamação contra o anfitrião pela lesão. Como não é um dano a propriedade, a garantia ao anfitrião não contempla essa situação. 

Seguro Residencial

O seguro residencial é uma proteção para o seu lar, doce lar. Com ela você tem proteção contra raio, explosão e incêndio, sendo possível contratar coberturas adicionais conforme as suas necessidades, como cobertura contra desmoronamento e roubo e furto.

Uma das possíveis formas de proteção seria o seguro residencial, porém as seguradoras não costumam aceitar casas que sejam destinadas a alugueis curtos.

No caso de você contratar um seguro residencial e não informar as atividades que exercem nela (como alugar a casa pelo Airbnb), provavelmente a seguradora não irá fazer a indenização caso ocorra algum sinistro. Isto ocorre porque as informações prestadas no momento da contratação não condizem com a realidade.

Ao verificar as condições gerais de várias seguradoras, encontramos um ponto em comum em relação ao aluguel temporário ou uso compartilhado de residência. Veja abaixo alguns dos imóveis que não são cobertos pelas seguradoras.

• Imóvel para fins não residenciais.

• Imóveis em comunicação com qualquer tipo de outra unidade habitacional, comércio, escritórios, clínicas ou consultórios com atendimento ao público;

• Imóveis com atividade comercial.

• Imóveis utilizados como pensão, pousada, cortiço, república, asilo, congregação e similares.

• Residências do segurado (habituais ou não) locadas para temporada.

• Alojamentos, pensões, repúblicas, cortiços, asilos, congregações, moradias coletivas ou partilhadas por diversas pessoas sem vínculo familiar.

• Imóvel que não esteja sendo utilizado para fim exclusivamente residencial, bem como seu conteúdo e mercadorias destinadas à venda, mesmo que no imóvel funcione atividade comercial informal. É permitida, porém, a contratação do seguro para uma residência instalada no mesmo terreno de um imóvel não residencial, desde que se trate de construções distintas.

Em suma, isto quer dizer que o Seguro Residencial não cobre imóveis que fazem uso do Airbnb, seja alugar um quarto (partilhados por diversas pessoas sem vínculo familiar) ou uma casa inteira (residências do segurado locadas para temporada). Porém essas informações não são regras, podendo alterar para o seguro da sua casa.

No caso de dúvidas, entre em contato com a sua corretora de seguros e verifique as condições das seguradoras para o seu caso.