Quando o assunto é seguro automóvel as seguradoras gostam de segurados que apresentem um perfil menor de risco, dessa forma, elas recompensam os condutores que ficam mais tempo sem provocar nenhum sinistro, alterando a classe de bônus do motorista.
Ao contratar o seguro pela primeira vez, o cliente tem o seguro qualificado como Classe 0 (zero), pois não possui nenhum histórico junto às seguradoras. Caso não acione a cobertura até o prazo de aniversário do seguro, ao renovar sua apólice, o cliente será classificado como Classe 1 (um) e assim sucessivamente. A classe de bônus pode gerar uma economia de até 50% na renovação do seguro auto.
Mas é importante ter em mente que se você não cuidar da sua classe de bônus, você pode perdê-la. Caso você tenha um sinistro na vigência do seu seguro ou faça sua renovação fora do prazo que as seguradoras definem. O uso das assistências ou da cobertura de vidros, no entanto, não afetam sua classe de bônus. Se você já tem um seguro, sua classe de bônus deve constar na sua apólice atual. Caso não tenha acesso a ela você também pode contatar a sua seguradora atual para solicitar essa informação.
Resumindo:
- Bônus progressivo para renovações sem sinistros
- Vinculado ao segurado e não ao veículo, à seguradora ou à corretora
- Você só perde se tiver sinistro (parcial, total ou terceiros) ou se renovar fora do prazo
- Não perde se usar coberturas adicionais e assistências