Ele é considerado um dos principais inimigos dos automóveis, influencia no consumo e reduz a vida útil de diversas peças do motor. Abastecer com combustível adulterado ou batizado, a princípio, pode sair mais barato para o bolso dos motoristas, mas em longo prazo, o prejuízo é grande. Nem sempre o condutor está ciente da procedência do combustível, por isso, é bom ficar atento na hora de abastecer e escolher um posto de confiança.

A adição de substâncias estranhas à composição básica da gasolina, álcool ou diesel é ilegal e provoca desde o mau desempenho do carro, até a emissão de poluentes no meio ambiente. Enquanto na gasolina é mais comum a adição de solventes, ao álcool é geralmente adicionado água para render mais.

O motorista deve prestar atenção aos principais sinais de danos: falhas no motor, entupimento dos bicos injetores, acúmulo de resíduos na parte interna do motor, avaria nas velas e catalisador, aumento no consumo de combustível, problema na luz da injeção eletrônica, entre outros.

Você conhece os 5 maiores perigos do combustível adulterado para o seu veículo?

 

1- Entupimento da bomba de combustível: A bomba de combustível é responsável por levar o combustível ao motor para que a partida seja dada. O abastecimento com combustível adulterado causa o entupimento da bomba, forçando  o motorista a dar a partida diversas vezes no carro até que ele pegue.

 

2- Gastos Excessivos: Os postos que costumam vender combustível adulterado oferecem preços menores passando uma falsa impressão de economia. No entanto, esse tipo de combustível reduz o desempenho do veículo.

 

3- Entupimento dos bicos injetores: Carros que possuem injeção eletrônica podem sofrer sérios prejuízos. Ao abastecer com combustível adulterado,pode ocorrer o entupimento dos bicos injetores, que possuem orifícios minúsculos, os quais podem ser parcialmente ou totalmente obstruídos por quaisquer impurezas, resultando em falhas no motor.

 

4- Acúmulo de resíduos no motor: Ao queimar o combustível adulterado, alguns resíduos acabam sendo acumulados no motor, o que acaba por impedir que suas peças móveis façam o trabalho de articulação para o bom desempenho do carro.

 

5- Problemas nas velas e no catalisador: O consumo do combustível de má qualidade também pode prejudicar as velas e o catalisador. Os problemas nesses dois itens do veículo resultam em um maior gasto de combustível.