Atualmente, vem crescendo cada vez mais o número de pessoas que querem trabalhar por conta própria no país. Dentre os vários tipos de trabalhadores, o autônomo, como o próprio nome já diz, é aquele que desenvolve sua atividade com mais liberdade e independência. É ele quem escolhe quais tipos de serviço oferece, assim como decide como e quando prestará, possuindo liberdade, inclusive, para formar seus preços de acordo com as regras do mercado e a legislação.

 

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre esse tipo de profissional e como é desempenhada essa forma de trabalho atualmente no país. Acompanhe:

 

O que é um profissional autônomo?

 

O profissional autônomo é aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, ou seja, por conta própria, possuindo independência para desempenhar as suas atividades e podendo oferecer seus serviços para mais de uma empresa ao mesmo tempo. É importante ressaltar que para ser um profissional autônomo, não é necessário possuir uma qualificação específica, mas sim, ter determinadas habilidades, sejam elas técnicas, manuais ou intelectuais.

 

O profissional autônomo se difere do profissional liberal justamente por não ter a exigência de uma formação técnica ou universitária para a área na qual atua. Hoje em dia os profissionais autônomos mais comuns são fotógrafos, vendedores, designers gráfico, cozinheiros, profissionais de marketing digital, coach, decoradores, paisagistas, entre vários outros.

 

Como não possui vínculo empregatício, o profissional autônomo, também, não possui direitos trabalhistas como férias e décimo terceiro, por exemplo. Além disso, para conseguir acesso aos benefícios previdenciários, como aposentadoria, a contribuição mensal para o INSS deve ser realizada por ele mesmo dentro da categoria de contribuinte individual. Além da contribuição para o INSS, o profissional autônomo deve realizar o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) e, ainda, caso o profissional possua CNPJ, também deve pagar impostos como Cofins, PIS e CSLL.

 

Como realizar um trabalho de qualidade?

 

Para entregar um serviço de qualidade ao cliente o profissional autônomo deve seguir os seguintes passos:

 

    • Encontrar os clientes ideais: o profissional autônomo deve focar em conseguir uma clientes que realmente tenham a ver com o tipo de serviço oferecido;
    • Aprender a lidar com reclamações: é importante para o aprimoramento do serviço pedir um feedback honesto sobre a qualidade do atendimento, do serviço prestado e, também, sugestões sobre como melhorar em alguns desses pontos;
    • Cumprir com o prometido: Cumprir com os prazos de entrega e com a qualidade do serviço solicitado fazem parte de um atendimento de excelência e se torna indispensável para o sucesso do profissional autônomo;
    • Se manter atualizado: um profissional de qualidade sempre está por dentro das tendências de mercado e no que seus concorrentes estão oferecendo. Isso faz com que o trabalho não se torne ultrapassado e mantém os clientes satisfeitos;
    • Facilitar as formas de pagamento: Busque conhecer quais as melhores formas de pagamento para seus clientes, se é cartão de crédito, débito, boleto ou transferência bancária, por exemplo. Facilitar a cobrança ao máximo garante a satisfação dos clientes.