O último mês do ano chegou e com ele o momento de fechar os relatórios e começar o planejamento para 2018.  É nesse momento que você empresário deve reunir os dados e elementos necessários para saber o que esperar do próximo ano e obter o sucesso desejado.

À medida que a economia do país passa a dar alguns sinais de recuperação em alguns setores, em outros essa melhoria não ocorreu. Provavelmente, essa seja a hora em que você deve parar de esperar por agentes externos e passar a averiguar quais processos internos da sua empresa podem ser aperfeiçoados.

1-Comece verificando os relatórios 

Você não costuma fazer relatórios? Então aí está seu primeiro erro! É muito importante para o bom funcionamento de uma empresa deixar registrado de forma correta tudo que nela ocorre. Claro que um bom empreendedor sabe se sua empresa está progredindo, estagnada ou regredindo, no entanto, quando você cria relatórios ,seja de vendas, clientes, gastos, entre outros, tudo aparece de forma muito mais organizada, ficando assim mais fácil encontrar o aspecto problemático que demanda mais a sua atenção.

2-Empreender significa coragem

Não é momento de pensar se o ano foi bom ou ruim para você. Pois, anos bons podem não permanecer bons e anos ruins podem melhorar e muito. Um bom empreendedor sempre mantém suas metas e foco bem definidos independente de resultados. Quando se faz isso, o planejamento do ano seguinte fica muito mais fácil e claro, não se deixando abalar por um ano ruim, nem se maravilhar com um ano bom. Assim, você somente verifica se alcançou seus objetivos e, se já os alcançou, é chegado o momento de focar em novas conquistas, caso contrário, veja os pontos que podem ser melhorados e continue sua jornada rumo ao sucesso sem medo de fazer novas escolhas e de trocar suas prioridades. Isso é o que se chama de coragem empreendedora.

3-Megafone do engajamento

O megafone do engajamento pode fazer toda diferença para seu negócio no próximo ano. Isso se trata de um conjunto de ações que você deve colocar em prática na sua empresa. O megafone do engajamento irá expandir a sua marca e o seu negócio para o mundo, mas apesar da dimensão de som esperada de todo megafone, ele precisa ser direcionado, ou seja, você precisa falar para seu público alvo, do contrário, você será mais um gritando na multidão.

4-Tendências, use com moderação

É muito importante sempre se manter atento às tendências do mercado para 2018. Mas, é interessante ressaltar que elas devem servir apenas como base de conhecimento e não como seu guia, ou seja, seus métodos de planejamento para o próximo ano, não devem se pautar apenas em tendências. Seja cuidadoso, observe os movimentos, saiba para onde seu público alvo está se direcionando, veja como o mercado e os consumidores estão se comportando de forma que possibilite traçar seu caminho.

5- Junte uma boa equipe para trabalhar em 2018

O último passo para obter ainda mais sucesso no seu negócio é deixar que os membros de sua equipe façam parte do planejamento do próximo ano. Assim que começar seus planos de ações, defina o papel que cada um deverá desempenhar para que tudo ocorra da forma planejada. Além disso, ouça o que sua equipe tem a te dizer, isso possibilita a identificação de alguns problemas que podem ser resolvidos em conjunto. Desse modo, sua empresa terá um 2018 repleto de sucesso pela frente.