Administrar as finanças é uma tarefa complexa e quando as dívidas fogem do controle o desafio fica ainda maior. Nós sabemos que para você viver bem é preciso tranquilidade, este aliás é o nosso slogan.
E ninguém fica tranquilo quando está gastando demais ou com dívidas. Mas você sabia que dá para ser feliz gastando menos e levando uma vida mais simples? Nós vamos te mostrar como com estas 5 dicas.
1. Não gaste mais do que ganha
Parece fácil dizer, e a gente sabe o quanto isso pode ser complicado. Mas saiba que essa é uma das dicas mais importantes. Porque quando você não gasta mais do que recebe, você não contrai dividas e consegue honrar seus compromissos.
Só que as armadilhas estão justamente em saber onde está o gargalo do seu dinheiro. Pode estar no seu aluguel, nos gastos com tarifas, nos gastos com lazer, veja onde seu dinheiro pode estar indo embora e fazendo você gastar mais do que ganha.
2. Tenha consciência do que gasta
Saber exatamente para onde vai cada centavo. Isso é realmente desafiador, mas é muito importante. Você já fez as contas de quanto gasta por semana comendo fora? Isso vale desde o cafezinho, até aquele sorvete no meio da tarde.
Não só em alimentação, saber quanto se gasta com estacionamento, comprinhas, tudo conta e no final do mês isto pode fazer uma grande diferença no seu orçamento.
Hoje em dia existem diversos aplicativos, inclusive os dos próprios bancos, que te ajudam a registrar cada gasto do seu dia, e ter um relatório completo no final do mês. Vale a pena utilizar.
3. Reserva de Emergência
Mais do que economizar, muitas vezes os imprevistos acontecem. Doenças, acidentes, problemas na família, viagens inesperadas. Tudo isso vai exigir gastos que não estavam previstos.
E nestas horas você tem duas opções, ou cria uma nova dívida parcelando tudo no cartão ou utiliza o dinheiro para reserva de emergência que você deveria ter em uma poupança. Poucas são as pessoas que conseguem ter esse fundo, mas a dica principal para que você consiga é trate o fundo como emergência mesmo, e esqueça este dinheiro guardado.
Assim você não vai cair em tentação quando pintar aquela oferta de uma televisão nova, que está bem longe de ser uma emergência.
4. Aprenda a se divertir gastando pouco
Você já parou pra analisar o preço de um ingresso de cinema e um pacote de pipoca com refrigerante. Já multiplicou isso por 2, 3 ou 4, conforme o tamanho da sua família?
Para uma família grande uma ida ao cinema pode representar o mesmo valor de uma conta de luz ou de internet. Comer fora é outro programa que pode descontrolar seus gastos. Não significa que você nunca mais poderá ir ao cinema ou sair para jantar.
Mas se você se encontra em uma época em que precisa apertar o orçamento, opte por outros programas e deixe estes para ocasiões especiais ou para quando as coisas melhorarem novamente. Uma sessão de Netflix com pipoca feita em casa pode custar até 5x mais barato e proporcionar momentos de lazer também.
5. Melhore sua situação
Se o seu problema é de arrecadação, ou seja, mesmo economizando todo o possível, ainda assim está faltando dinheiro, é hora de você procurar fontes de renda alternativas para cobrir o orçamento da casa.
Veja o que você pode fazer em seu tempo livre, converse com seus superiores para conseguir um aumento, invista em um novo negócio, faça trabalhos temporários, tudo isso pode ajudar a complementar a renda e tirar você do vermelho.
Viver tranquilo e sem se preocupar com o limite do banco, o cheque especial ou os juros do cartão de crédito pode ser muito recompensador, e fazer com que você tenha mais força e vontade de sair logo desse momento de crise.