A contratação de Seguros cada vez mais vem crescendo no Brasil. Isso devido as diversas opções e modalidades ofertadas atualmente no mercado pelas seguradoras, indo desde seguro automóveis até aos tipos mais simples como as garantias estendidas.
Portanto, na tentativa de amenizar possíveis prejuízos e evitar ser pego de surpresa por imprevistos, muitas pessoas têm recorrido aos serviços oferecidos pelos seguros, e consequentemente, acabam movimentando milhões de reais na economia brasileira todos os anos, correspondendo atualmente a 5% do PIB brasileiro.
Com qual finalidade as pessoas buscam pelos seguros?
A necessidade de contratar um seguro parte através da intenção da pessoa em proteger os bens materiais, por meio do pagamento de taxas e mensalidades. Os principais motivos para a contratação dos seguros são:
Proteção residencial: os seguros residenciais estão sendo cada vez mais procurados. Geralmente, esse tipo de seguro oferece cobertura a incêndios, acidentes naturais, roubos e ainda conta com diversas assistências como chaveiro 24 horas, encanador, eletricista, entre outros.
Cuidado com veículos: investir em um seguro é uma ótima ideia para minimizar as preocupações que possam vir a acontecer no trânsito. Além disso, garante a proteção de um bem que muitas vezes demora-se bastante para adquirir.
Seguro de vida: o seguro de vida também está sendo cada vez mais contratado, principalmente, por pessoas que buscam uma segurança a mais no futuro. Esse seguro oferece auxílio em caso de doenças, afastamento do trabalho e diversos outros tipos de situações.
Seguro Fiança Locatícia: a antiga necessidade de ter um fiador no momento de alugar um imóvel está sendo substituída por essa modalidade de seguro. Assim, a seguradora torna-se a fiadora.
Garantia estendida: normalmente a garantia estendida é oferecida no momento da compra de algum eletrodoméstico. Ela é indicada para quem investiu em um eletrônico de alto valor e não deseja se incomodar por uma longo prazo.
Quem contrata os seguros?
Os principais beneficiados pelo serviço de seguros costumam ser:
Cliente: busca por conta própria a contratação de um seguro, buscando se proteger em caso de algum sinistro sem que precise arcar com despesas extras.
Empresa: o contratado também é beneficiado no mercado dos seguros. Assim, são gerados mais empregos, fazendo com que a economia também funcione.
Prestadoras de serviços: as seguradoras, normalmente contam com a terceirização de vários serviços como as assistências autorizadas, entre outros. Por isso, acabam também por aumentar a sua rentabilidade e envolver cada vez mais funcionários nessas funções.
Economia: De acordo com os dados apresentados, pode-se chegar a conclusão que este setor está sendo responsável por uma grande parcela da movimentação da economia brasileira. Dentro do ramo dos seguros há geração de empregos, demanda por profissionais especializados em várias áreas, e muito mais.
Como o setor funciona em outros países?
Para fazer esse comparativo entre os serviços de seguro prestados no Brasil e em outros países, escolhemos o setor responsável pelo seguro de vida. Em alguns países como Estados Unidos, Japão e também alguns da Europa, quase 10% do PIB corresponde aos seguros de vida, visto que, aqui no Brasil esse número corresponde a apenas 1,5%.
Porém, existe uma desvantagem nos seguros de vida do exterior: os ajustes. Aqui no Brasil, o valor a ser pago pelo contratante é definido já no contrato e não sofre modificações. Mas, nos países desenvolvidos, os valores sofrem constantes reajustes.
Quais as expectativas do mercado de seguros?
Os brasileiros cada vez mais estão investindo nos chamados bens duráveis, isto se refere à imóveis, carros, motos, celulares e outros eletrodomésticos e eletrônicos. Isso acaba gerando a necessidade de investimento na contratação de seguros. Com o aumento do poder aquisitivo do brasileiro, a tendência também é o aumento da compra, gerando, consequentemente, o aumento da demanda de serviços prestados por seguradoras.