O seguro automóvel é um item indispensável hoje em dia. Levando em consideração o quanto o trânsito está cada vez mais complicado, este tipo de seguro pode ser seu melhor amigo quando você mais precisar. O seguro automóvel garante cobertura desde uma falha no meio da estrada até situação de perda total. Esse tipo de seguro vale também para os táxis e ubers.

 

Taxistas e motoristas de uber estão expostos a mais riscos que motoristas de passeio, já que rodam muito mais com o carro. Infelizmente, esses profissionais correm um risco muito maior de se envolverem em acidentes e outros imprevistos, aumentando ainda mais a necessidade de um seguro que ofereça uma boa cobertura para danos ao carro, ao motorista e, também, aos passageiros.

 

Esses dois tipos de veículos possuem o mesmo fim comercial, mas o seguro automóvel é um pouco diferente para táxi e uber. No post de hoje falaremos um pouco sobre quais são essas diferenças e como funcionam esses seguros. Acompanhe:

Como funciona o seguro para táxis?

O seguro para táxis possuem um valor mais alto em relação ao valor do seguro para carros de passeio. Esse valor leva em consideração que os riscos são maiores, pois táxi leva passageiros para diversos locais diferentes, tem uma quilometragem maior e usa muito mais o carro, é claro. Porém, o seguro para táxis é mais barato que o seguro destinado ao uber, isso porque comprar um carro de táxi sai mais barato que adquirir um carro regular.

 

Uma das principais vantagens em comprar um carro para táxis é a obtenção de isenção para alguns impostos como IPI e ICMS, isso faz com que o veículo seja comprado por um preço mais acessível. Em consequência, o valor do seguro para carro de táxi também se torna menor, pois o veículo será protegido segundo o valor pelo qual foi comprado, ou seja, sem os impostos.

 

Assim, caso ocorra perda total do veículo, a seguradora não vai oferecer uma indenização de 100% do valor do automóvel na Tabela FIPE, já que ao realizar a compra do carro, o taxista já teve a isenção dos impostos. Dessa maneira, o valor da indenização estará de acordo com o percentual estipulado na apólice.

 

Um dos maiores diferenciais em possuir um seguro para táxi e também para uber é a cobertura adicional de Lucros Cessantes. Essa cobertura possibilita que caso o carro seja roubado ou tenha que ficar por um período em reparo, o motorista continue recebendo um valor, já que o carro é seu meio de trabalho.

 

Mesmo que o seguro para táxis não seja obrigatório na regulamentação, é indicado que o carro possua um seguro completo para que o taxista não tenha problemas futuros. Com certeza pagar a parcela da apólice compensa muito mais do que arcar com grandes despesas no futuro.

 

Como contratar o seguro para táxis?

Grande parte das seguradoras oferta o seguro para táxis incluindo cobertura para colisão, roubo, furto, incêndios, assistência 24h e outros adicionais. Mas, é importante lembrar ao segurado no momento da contratação que o carro é de transporte de passageiros. Apesar de tornar o custo da apólice um pouco mais alto, é fundamental a seguradora indenizar o motorista em caso de acidentes. Caso o seguro contratado seja para veículos de passeio, a seguradora não indenizará o motorista pelo fato da omissão da informação no momento do contrato.

 

Como funciona o seguro para ubers?

O seguro para uber é bastante semelhante ao seguro para táxis, já que os dois não são considerados veículos de passeio e estão expostos a riscos parecidos. Mas, o aplicativo Uber exige que os carros que prestarão serviço tenham um seguro chamado Acidentes Pessoais de Passageiros (APP).

 

A cobertura mínima do seguro APP deve ser de R$50.000 por veículo. Essa cobertura irá indenizar o motorista em situações de acidentes pessoais, invalidez total ou parcial e mortes. Além disso, um recente projeto de lei aprovado determina também que os motoristas de uber devem pagar o DPVAT.

 

Assim como no seguro para táxi, é indicado que o motorista contrate uma cobertura que inclua proteção contra roubos, furtos e colisões, já que o carro roda com bastante frequência. Outro fator a ser levado em consideração é a contratação da cobertura adicional de Lucros Cessantes, que garante ao motorista receber um determinado valor caso seja impossibilitado de trabalhar por um período.

 

Como contratar o seguro para ubers?

Se o motorista já possuir um seguro para carro de passeio e queira utilizar o veículo para uber, terá que pedir uma atualização da apólice. Para que isso seja feito, basta falar com a corretora atual, que irá alterar o valor do seguro e, também, o registro da apólice. Caso a seguradora não oferecer coberturas para carros que rodem como Uber, é preciso procurar outra seguradora que oferte esse tipo de serviço.