No momento de alugar um imóvel não é necessário apenas verificar se o preço do aluguel cabe no seu bolso. Para conseguir fechar o contrato de aluguel as imobiliárias exigem uma comprovação de que não há risco de inadimplência por parte do locatário. Por esse motivo, é exigência das imobiliárias que o locatário apresente um fiador, porém, nem sempre alguém se dispõe a fazer esse papel e assumir a dívida caso seja necessário.
Uma alternativa bastante interessante que, também, garante ao proprietário ou imobiliária o recebimento do valor mensal é o seguro aluguel. Você sabe como funciona esse tipo de seguro?
Abaixo, tiramos algumas dúvidas para você!
O que é o seguro aluguel?
O seguro aluguel funciona como uma garantia de recebimento do valor do aluguel, dispensando a necessidade de um fiador. Esse seguro pode ser exigido pelo proprietário ou imobiliária no momento do contrato de aluguel ou, ainda, a pedido do próprio inquilino que não deseje trabalhar com fiador. Normalmente, a contratação do seguro agiliza bastante a aprovação do contrato de aluguel.
Qual a vigência e a cobertura do seguro?
A vigência do seguro é a mesma do tempo de contrato do aluguel, podendo ser estendida caso o locatário renove o contrato por mais tempo. Já a cobertura do seguro, cobre todo o valor devido pelo inquilino, incluindo as possíveis multas. Além disso, no momento da contratação é possível incluir algumas coberturas extras como valor de IPTU, taxa de condomínio, água, gás e luz, por exemplo.
É importante ressaltar, que quem decide a cobertura e quais itens serão incluídos no seguro é o proprietário do imóvel. No entanto, é necessário observar que quanto mais taxas forem incluídas na cobertura, mais alto será o valor do seguro o que poderá dificultar o aluguel do imóvel.
Qual o valor do seguro?
O valor do seguro aluguel varia de acordo com a cobertura solicitada pelo proprietário do imóvel. Geralmente, o valor do seguro varia entre 1,2 e 2 vezes o valor total do aluguel. Porém, esse valor pode ser parcelado no mesmo número de meses de contratação do aluguel.
Qual a renda mensal exigida?
A renda mensal exigida para a aprovação do alguel através do seguro gira em torno de 3 a 4 vezes o valor total do aluguel, podendo ser contabilizada a renda familiar.
Qual a vantagem do inquilino ao adquirir o seguro aluguel?
A maior vantagem do inquilino é não precisar procurar um fiador para realizar o contrato de aluguel. Além disso, o pagamento do seguro pode ser parcelado e o processo de contrato é realizado de maneira mais ágil.