Antes de iniciar uma atividade empresarial, é necessário realizar um estudo de mercado com o objetivo de conhecer os principais fornecedores do setor, o perfil de seus clientes, o potencial de mercado, as tendências, as previsões de vendas, entre vários outros aspectos. Tudo isso só será possível se o empreendedor souber elaborar um bom plano de negócios.
Ao começar um plano de negócios o empreendedor está transformando ideias em um documento por escrito. Esse documento mostra como atingir cada fator fundamental para aumentar as chances de sucesso do futuro negócio. É bastante comum que muitos empreendedores devido a vontade de fazer o negócio dar certo, negligencie a etapa do planejamento da empresa.
Também há aquela parcela de empreendedores que reconhecem a importância da elaboração de um bom plano de negócios, porém, não possuem a capacidade técnica para desenvolvê-lo e não dispõem de capital para pagar uma consultoria empresarial.
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é uma ferramenta que possibilita observar a real situação do mercado para o serviço ou produto que a empresa disponibiliza, funcionando como um grande diferencial em busca de sucesso para o novo negócio.
Para o que serve um Plano de Negócios?
A elaboração de um plano de negócios serve para criar uma nova empresa ou expandir os negócios de uma empresa já em funcionamento. Além disso, também deve ser utilizado para acompanhar as mudanças tanto do ambiente empresarial quanto do ambiente externo (governo, legislação, demografia) para proteger a empresa de possíveis ameaças e explorar ainda mais as oportunidades de mercado.
Como elaborar um Plano de Negócios?
Realizar a elaboração de um Plano de Negócios consiste em elaborar planos menores em cada uma das áreas do empreendimento. São elas: mercadológica, operacional e financeira. Não existe uma regra específica para elaborar um Plano de Negócios, porém, com o objetivo de otimizar o tempo e, também, pela praticidade, se recomenda iniciar pela análise mercadológica, a qual irá determinar o quanto seu negócio será atraente para o mercado. Vamos ao passo a passo:
1- Análise de mercado
A análise de mercado irá mostrar se o mercado se encontra apto para receber o seu tipo de negócio, proporcionando economia de tempo ao empreendedor, pois de nada irá adiantar ter um produto com um preço bom se não houver pessoas interessadas em consumí-lo. Será muito mais fácil para uma nova empresa obter sucesso em um setor do mercado em crescimento do que disputar com correntes muito mais preparados em um mercado estagnado. Para realizar essa etapa do Plano de Negócios é necessário observar:
- O tamanho do mercado e se está em expansão, estagnação ou retração;
- Quem são os principais concorrentes?
- Como eles reagirão à entrada de um novo concorrente;
- Quem é o cliente para este produto ou serviço? Onde ele mora? Quanto ganha? Como chegar até estes clientes? Quais os canais utilizados por eles?
- Como o cliente faz suas decisões para comprar este tipo de produto ou serviço?
- Qual a importância da localização para seu negócio?
- Quanto o cliente está disposto a pagar por este produto ou serviço?
- Quais os principais fornecedores deste mercado? Quais condições de pagamento, compras mínimas, prazo de entrega?
2- Plano Operacional
É nesta etapa que o empreendedor deverá se perguntar se vai conseguir realizar todas as estratégias necessárias para se destacar no setor no qual pretende entrar. Aqui deverão ser respondidas as seguintes questões:
- Qual a necessidade de pessoal?
- Máquinas e equipamentos?
- Conhecimento necessário para operar o negócio?
- Infraestrutura necessária para a empresa? Processos?
3- Plano Financeiro
Já nesta etapa da elaboração do Plano de Negócios, o empreendedor deve obter uma previsão de todos os números do seu futuro negócio. São eles:
- Faturamento bruto;
- Previsão de custos fixos;
- Custos variáveis;
- Ponto de equilíbrio;
- Previsão de investimento inicial;
- Necessidade de estoques;
- Valor da folha de pagamentos e encargos sociais, impostos, etc.