O planejamento financeiro é uma projeção de receitas e despesas que tem por finalidade indicar a situação econômica geral de uma pessoa, empresa ou projeto. A partir de um planejamento financeiro, é possível definir quanto de dinheiro está disponível e, assim, direcionar seu uso.
Por que fazer?
Sem um planejamento financeiro, é praticamente impossível realizar as projeções, analisar e aplicar seus investimentos no momento certo, supor custos e reconhecer as melhores oportunidades para direcionar seu negócio.
Vantagens de um planejamento financeiro
Qualquer negócio, seja ele grande, médio ou pequeno precisa fundamentalmente ter um planejamento financeiro completo e realista, para que possa crescer de modo saudável. E, por mais importante que seja, muitos empreendedores ignoram a sua relevância. Talvez esta seja a principal causa de muitas empresas finalizarem as suas atividades nos primeiros anos de existência. O novo empreendedor pode encontrar dificuldades para projetar o seu planejamento financeiro. Contudo, se levar em conta alguns passos fundamentais, poderá identificar facilmente o seu perfil, as suas metas e o modo de atuação. Confira como é fácil planejar o seu sucesso!
Reconheça a sua real situação
Não há outra forma de iniciar a elaboração de um planejamento financeiro: é necessário delimitar as condições de sua empresa. Considere o tempo de mercado, os pontos positivos e outros a melhorar, o tipo de serviço, o público alvo, o tipo de comunicação que tem com o seu público, e todas as características que compõem o seu perfil. Em suma, além de aspectos gerais de sua empresa, é necessário também fazer um balanço patrimonial de seu negócio. Considerando a sua real situação, é possível definir melhor o tipo de planejamento para a sua empresa e seu investimento inicial para fazer as mudanças necessárias. A planilha passa ser uma ferramenta alinhada neste momento.
Preveja cenários diferentes para o seu negócio
Ninguém é capaz de prever o futuro, mas todos somos capazes de nos prepararmos para ele. Podemos prever alguns cenários de atuação. O indicado é definir três diferentes cenários para facilitar o seu planejamento. Além disso, nesta etapa, é possível alinhar também as suas receitas e a sua estrutura de gasto – estabelecer a receita média mensal e levantar quais serão as despesas fixas e variáveis da empresa. A Planilha de Orçamento é um recurso muito útil neste momento do planejamento financeiro.
Trace um plano de ação
Esta é a hora de elaborar um minucioso plano de ação, que faça com que tudo aquilo que foi escrito no papel se torne realidade. É o momento certo, para arregaçar as mangas e tomar algumas medidas, como:
- Definir os seus objetivos;
- Mapear as ações necessárias;
- Criar um cronograma realista;
- Dividir tarefas conforme as responsabilidades e competências de sua equipe;
- Mensurar resultados;
- Documentar as suas ações para que possam ser avaliadas futuramente.
O Relatório Financeiro Mensal e o Relatório de Vendas Mensal são bastante eficazes nesta tarefa. Desta forma, a autoconsultoria pode ser a chave para você otimizar os processos de sua empresa. Afinal, trata-se de um recurso para que você compreenda melhor o seu negócio e aprenda a alinhar as ações corretas em função do seu sucesso.