Encontrar o lugar ideal para morar e ainda com um preço acessível! Quem não queria? Este é o objetivo de muitas pessoas que pagam aluguel. Porém, não basta apenas pesquisar e esperar que a melhor oportunidade apareça.
Para quem paga aluguel, com certeza, a melhor opção é administrar as finanças corretamente. Estude todas as possibilidades de gastos e só depois disso procurar uma locação que se encaixe ao orçamento familiar.
Para ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas que podem ajudar no momento da busca pelo imóvel ideal de maneira correta. Confira:
Verifique quanto você pode pagar por mês
O primeiro passo para alugar um imóvel é conhecer bem o seu orçamento. Essa dica pode parecer simples, porém, muita gente não sabe ao certo quanto de renda possui disponível para moradia.
Para analisar o orçamento é fundamental elaborar uma planilha, dessa forma, pode-se ter um maior controle sobre todos os gastos mensais.
Controlando todos os ganhos e gastos fica muito mais fácil ter noção da quantia que pode ser reservada para o pagamento do aluguel sem correr riscos de comprometer as demais despesas.
É importante ressaltar que os gastos com moradia, incluindo aluguel, luz, água e telefone, não pode ultrapassar 30% da renda total.
Caso o valor de moradia ultrapasse os 30%, provavelmente essa não é a melhor opção e valerá a pena procurar por um imóvel com o valor mais adequado.
Estabeleça prioridades durante a escolha
Para alugar um imóvel que caiba no seu bolso talvez seja necessário estabelecer algumas prioridades para a escolha. Escolher um apartamento menor, porém no bairro desejado, por exemplo, pode ajudar na redução do valor.
Quanto mais completa a infraestrutura e opções oferecidas pelo imóvel, maiores as chances da taxa de condomínio se tornar mais alta. Tudo tem que ser levado em consideração no momento de fazer as contas.
Pesquise de acordo com as suas prioridades
Após definida todas as prioridades para o imóvel, o passo seguinte é começar a pesquisar muito, principalmente, na internet. Inicie a pesquisa utilizando os filtros de busca de acordo com as prioridades estabelecidas e dentro do preço desejado.
Dessa maneira, a distração com imóveis que não sejam adequados ao perfil diminui e as chances de encontrar o imóvel certo aumentam bastante.
Depois de realizada uma boa pesquisa, uma boa dica é selecionar ao menos 5 ou 6 imóveis. Esta seleção deve ser adequada ao perfil procurado, para analisar as possibilidades mais profundamente.
No momento da busca deve ser considerado os valores de IPTU e todas as outras taxas exigidas pelo proprietário do imóvel.
Pense na possibilidade de dividir os custos do aluguel
Uma opção muito comum, principalmente entre os solteiros, é dividir o aluguel com mais alguém. Essa pode ser a melhor escolha ao levar em consideração a economia com todos os gastos referentes a locação.
Para que tudo ocorra de forma correta, é necessário estabelecer algumas regras e dividir os custos igualmente entre todos. Além disso, é importante deixar uma única pessoa responsável por todos os pagamentos. Centralizando os pagamentos diminuem as chances de deixar passar alguma conta mensal sem pagamento.
Tranquilidade para quem vai alugar
Uma das partes mais chatas de quem vai alugar um imóvel é a documentação. Algumas imobiliárias ainda são extremamente rigorosas neste sentido. Mais chato ainda, quando você precisa de um fiador. A situação é muito constrangedora tanto para quem pede, quanto para quem precisa negar ou aceitar.
Pensando nisso, já existe a opção de Seguro Aluguel. Esta opção permite que você alugue um imóvel sem fiador. Quer saber mais? Envie um email para contato@viverbemseguros.com.br