O inverno com certeza é a estação do ano mais charmosa e aconchegante. E, por isso, aproveitar o inverno em um belo lugar é o sonho de todo apaixonado pelo frio. Para quem gosta de viajar, porém, não possui muito tempo para desfrutar de um longa viagem internacional, aqui no Brasil também existem inúmeras cidades que oferecem opções lindas e aconchegantes para curtir o frio.
A maioria dessas cidades ficam localizadas na região sul do país, mas existem algumas opções no sudeste que também são lugares perfeitos para viajar e aproveitar o inverno em grande estilo. Selecionamos os principais destinos para quem gosta de curtir o friozinho, acompanhe:
1- Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão é uma cidade localizada a cerca de 180 km de São Paulo e é o destino mais procurado pelos paulistas na época do inverno. A cidade oferece pousadas e hotéis super aconchegantes, além de deliciosos restaurantes com comidas típicas dessa estação do ano. Campos do Jordão possui paisagens lindas em meio às montanhas e é possível encontrar programas que agrade a todos os gostos. Durante a estadia na cidade há opções, como passeios de trem, trilhas e até passeios pela fábrica de cervejas da cidade com degustação.
2- Monte Verde (MG)
Monte Verde é outro destino super procurado durante o inverno. O lugar é um refúgio perfeito para quem quer fugir da correria da cidade e relaxar curtindo o frio. A cidade é conhecida por suas pousadas rústicas e também pela diversidade de atividades que oferece aos turistas. É possível praticar atividades, como arvorismo, fazer trilhas, andar de quadriciclo, fazer tirolesa em meio às montanhas, entre outras várias atividades.
3- Petrópolis (RJ)
Petrópolis com certeza é o destino mais procurado pelos cariocas amantes do frio. A cidade é ideal para quem, além do frio, também ama história. A arquitetura da cidade é rebuscada e repleta de amplos jardins que impressionam por sua beleza. Alguns pontos turísticos da cidade são o Palácio Imperial ( no qual a família real morava) e as catedrais. Além desses pontos turísticos, outros passeios que despertam a curiosidade dos turistas são para conhecer a casa de Santos Dumont e da Princesa Isabel.
4- São Joaquim (SC)
São Joaquim no estado de Santa Catarina, é muito conhecida pelos brasileiros como a cidade mais fria do país. Grande parte dos turistas que visitam a cidade estão a procura de ver a neve pela primeira vez e sentir os ares europeus sem sair do Brasil. Uma dica para quem vai visitar a cidade com esse objetivo é se programar de acordo com a previsão meteorológica e torcer para que neve muito durante a sua estadia por lá.
5- Gramado (RS)
Gramado é uma cidade única e maravilhosa para quem realmente curte o frio, mas não gosta de ficar parado. A cidade conta com diversas opções de lazer para os turistas aproveitarem muito a estadia pelo local. Além disso, Gramado conta com uma cultura local com forte influência europeia e uma arquitetura que impressiona. Uma das atrações turísticas mais procurada da cidade é o Mini Mundo, um parque temático a céu aberto. Nesse parque há réplicas de mais de 140 construções, 24 vezes menores que o tamanho real, entre elas estão castelos, casas, ferrovias e obras famosas de vários países.
6- Canela (RS)
Outra cidade no sul do país que também é muito procurada na época do frio é Canela. A cidade fica localizada a poucos quilômetros de Gramado e possui charmosos pontos turísticos e variados tipos de passeios para quem gosta de um bom friozinho. O cartão postal da cidade é a Cachoeira do Caracol com acesso através de uma trilha com mais de 900 degraus. Outra opção fica por conta do passeio de teleférico que oferece uma visão panorâmica do parque onde fica situada a Cachoeira do Caracol.
7- Serra Gaúcha (RS)
Como falamos anteriormente, grande parte das cidades que oferecem atrações turísticas para os apaixonados pelo frio estão situadas no sul do Brasil. E é também na região sul que está localizado o Vale dos Vinhedos. São diversas vinícolas espalhadas por três cidades gaúchas, são elas Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. A região é a principal produtora de vinhos e espumantes do Brasil e forma a chamada Rota do Vinho.
Uma boa dica para aproveitar o passeio é alugar um carro para percorrer a pequena distância entre essas três cidades e aproveitar da melhor forma a serra gaúcha. Além das vinícolas, as cidades possuem inúmeras opções de restaurantes e hotéis para receber seus turistas de braços abertos.