Nos últimos anos o termo inteligência emocional tem sido utilizado em muitos aspectos, principalmente, no empresarial. O termo vem se destacando cada vez mais como a melhor maneira de manter e garantir o crescimento da empresa.

 

Alguns psicólogos estudiosos da área desenvolveram análises que comprovam o impacto direto das emoções humanas tanto na vida pessoal quanto na profissional. Isso ocorre devido ao potencial que as emoções possuem de funcionar como orientação, impactando, também, a capacidade de decisão e de comunicação.

 

No post de hoje falaremos um pouco mais sobre o impacto da inteligência emocional na vida profissional de empreendedores.

 

O que é inteligência emocional?

 

A psicologia descreve a inteligência emocional como  a habilidade de perceber, assimilar, compreender e regular as próprias emoções e as dos outros, promovendo crescimento emocional e intelectual. Dessa maneira, a inteligência emocional pode ser usada para guiar nossa forma de pensar e o nosso comportamento.

 

A inteligência emocional se trata, basicamente, de fazer com que as emoções trabalhem a seu favor, como um guia para o comportamento e raciocínio diante de uma determinada situação, aperfeiçoando seus resultados.

 

Quais as principais angústias de um empreendedor?

 

Gerenciar uma empresa sempre causa muitas dúvidas e angústias aos empreendedores, principalmente, sobre como agir, qual decisão tomar e quais as melhores soluções para os problemas da empresa. É claro que para conseguir manter uma administração de qualidade é essencial conhecer bem o mercado, possuir uma boa equipe e realizar um serviço de qualidade. Mas, o mundo dos negócios é um ambiente altamente competitivo, aumentando o nível de estresse e cobrança do empreendedor.

 

Porém, para atingir todos os objetivos da empresa, além de muito estudo, é necessário saber se manter focado, sem deixar os problemas ao redor abalar o lado emocional. Por esse motivo, a inteligência emocional é tão importante no mundo dos negócios, pois é ela que possibilita ao empreendedor tomar as decisões adequadas, ajudando a alcançar um cenário muito mais assertivo.

 

Como ter inteligência emocional para tratar com equipes?

 

O primeiro passo para lidar com os funcionários utilizando a inteligência emocional é saber equilibrar a razão com a emoção. Ou seja, o empreendedor deve equilibrar o que o trabalho exige com o espírito humano. A verdade é que todo funcionário gostaria de sentir reconhecimento pelo trabalho e esforço realizado. Por isso, se a equipe é tratada  adequadamente, com certeza executará o trabalho com muito mais qualidade.

 

O que você pode fazer para ter essa habilidade?

 

Segundo o psicólogo norte-americano Daniel Goleman, especialista em inteligência emocional, a chave para obter essa habilidade é saber equilibrar e desenvolver de forma correta os sentimentos que compõe a inteligência emocional, são eles:

 

  • Autoconsciência: ter consciência das próprias emoções;
  • Empatia: saber reconhecer as emoções de outras pessoas e saber o que sentem;
  • Autorregulamentação: saber administrar as próprias emoções e saber quando expressá-las e quando contê-las;
  • Habilidades sociais: saber interagir com facilidade;
  • Motivação: saber motivar a si próprio.