Tomar algumas atitudes para manter seu comércio mais seguro possível é indispensável para encarar a realidade das grandes cidades atualmente. Infelizmente, a violência urbana vêm crescendo gradativamente e comerciantes e empresários estão cada vez mais vulneráveis a situações como roubos e assaltos. Por isso, algumas medidas devem ser tomadas para prevenir essas situações e, também, preservar o patrimônio da empresa.

 

Listamos neste post algumas dicas para deixar seu comércio ou empresa efetivamente mais seguros. Acompanhe:

 

1- Reveja a disposição do estabelecimento

Uma atitude simples que pode fazer a diferença para proteger ainda mais seu estabelecimento contra roubos e assaltos é mudar a organização do espaço interno. Comece evitando deixar produtos muito valiosos expostos muito próximos à entrada da loja ou em locais onde você terá pouca visibilidade dos mesmos.

Deixe sempre os balcões e expositores, também, em locais nos quais você poderá monitorá-los facilmente. Outra dica é deixar o caixa em uma posição estratégica, e posicioná-lo em um local de boa visibilidade dentro da loja.

 

2- Conheça bem a região

Todas as cidades têm aquelas regiões que são conhecidas por serem menos seguras que outras. Se ainda estiver procurando um local para estabelecer seu negócio, pesquise bastante e evite lugares reconhecidos por serem regiões inseguras. Porém, se você já possui um estabelecimento em um local visado por criminosos, procure identificar os horários mais perigosos e se necessário mude o horário de funcionamento do estabelecimento.

 

3- Invista em equipamentos de segurança

Se você possui um comércio ou empresa em um local não muito seguro, uma outra opção é investir em equipamentos para garantir a segurança do estabelecimento. Atualmente, existem vários tipos de equipamentos e sistemas de segurança que auxiliam a afastar possíveis assaltantes.

Os equipamentos mais conhecidos são as câmeras de vigilância e os alarmes. Mas, dependendo da necessidade do estabelecimentos, podem ser instalados ainda interfones para liberação de acesso e, também, a contratação de seguranças e guardas noturnos.

 

4- Instrua seus funcionários para evitar situações de roubos

Seus funcionários podem contribuir e muito para evitar situações de roubos no estabelecimento. Por esse motivo, procure capacitá-los a lidar com esse tipo de situação. Dessa maneira, pode ser feito o monitoramento discreto da movimentação da loja e evitar possíveis roubos.

 

5- Controle o acesso ao estoque da loja

Estabeleça as pessoas que serão autorizadas a acessar o estoque do estabelecimento. O acesso deve ser realizado apenas com apresentação de crachás ou identificação biométrica. Dessa forma, se evita que possíveis estranhos acessem e observem o local.

 

6- Faça controle do estoque

Realize periodicamente a conferência do estoque, verifique se há produtos que apresentam probabilidade de roubo e tome atitudes preventivas para evitar essa situação.

 

7- Contrate um Seguro Empresarial

Cada empresa deve avaliar a melhorar maneira de manter a segurança do estabelecimento. No entanto, quanto mais medidas de segurança forem adotadas, menores as chances de prejuízos para o empreendedor. Por esse motivo, a contratação de um bom seguro empresarial é uma boa atitude para proteger o patrimônio. Com o seguro empresarial o empreendedor conta com coberturas contra roubos e assaltos no estabelecimento e, além disso, coberturas para incidentes como danos elétricos, incêndios, entre outros.

 

Venha conhecer todos os benefícios e tirar suas dúvidas sobre o Seguro Empresarial aqui na Viver Bem!