Estatísticas recentes comprovam que para grande parcela da população, uma das maiores causas de inadimplência é a falta de planejamento financeiro e realmente sabemos que sem  ele fica difícil se prevenir de imprevistos futuros e , principalmente, ter controle dos gastos mensais

Início de ano é a época certa para elaborar um bom planejamento e colocar em prática durante o ano. No entanto, compreendemos o quanto é difícil estabelecer um planejamento financeiro que atenda a todas as necessidades e que inclua todos itens indispensáveis para manter o conforto e a tranquilidade financeira, sem que seja preciso extrapolar o orçamento.

 

Algumas mudanças de atitude básicas já podem colaborar de imediato na melhoria da vida financeira como pesquisar preços, efetuar pagamentos à vista para obter descontos, entre outras. Mas, só essas atitudes não bastam, por isso, listamos algumas informações fundamentais para elaborar um bom planejamento financeiro e, dessa forma, passar um ano sem preocupações.

 

Como começar?

Primeiramente, é necessário compreender que o planejamento financeiro abrange todo o gerenciamento da renda mensal. Por esse motivo, o primeiro passo é realizar um levantamento de todos os recibos e gastos mensais. Elaborar uma planilha criando categorias específicas de ganhos e gastos pode facilitar bastante na visualização.

 

Estabeleça objetivos

 

A finalidade do planejamento financeiro é colaborar para a realização de algum objetivo concreto, seja ele familiar ou individual. Por isso, é necessário que se tenha esse objetivo muito claro, assim, se pode direcionar o dinheiro poupado diretamente para o propósito pré-estabelecido. Por exemplo, se seu objetivo é comprar um automóvel, você pode abrir uma poupança que seja destinada somente para isso e depositar todos os meses a quantia previamente determinada.

 

Mantenha apenas os gastos necessários

 

Mantenha na tabela de gastos apenas as despesas essenciais tais como saúde, moradia, alimentação, educação, investimentos e seguros. Dessa forma, a renda mensal ficará mais visivelmente organizada e as contas sempre em dia.

 

Invista em um bom seguro de vida

 

De nada adianta realizar o planejamento familiar, acumular bens e não preservar o mais importante: a saúde e a própria vida. Por isso, o seguro de vida é indispensável no momento de manter a vida financeira mais tranquila e longe de imprevistos. No entanto, muitas pessoas ainda acham desnecessário manter o seguro de vida no planejamento pessoal.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, o seguro de vida pode ser a solução imediata para uma emergência futura e pode garantir a proteção do patrimônio constituído durante toda uma vida. No caso de invalidez ou de uma doença grave, por exemplo, possuir um bom seguro de vida pode evitar gastos elevados do patrimônio acumulado, dessa forma, ficam garantidos os recursos necessários à família do segurado para o tratamento e manutenção das despesas familiares diárias.