Ficar sem trabalhar para um profissional autônomo significa uma renda menor no final do mês. Isso porque para quem trabalha por conta própria, quase sempre a ausência é sinônimo de falta de rendimento, afinal não são todos que possuem funcionários ou alguém que o possa substituir quando um problema de saúde acontece.
O que um profissional liberal mais precisa além de muita organização e uma agenda flexível é garantia. A garantia de que mesmo enquanto esteja se tratando de uma doença ele vai poder contar com o mesmo valor no final do mês. É nesse momento que entra o Seguro DIT.
O que é Seguro DIT?
DIT é uma sigla para Diária por Incapacidade Temporária. E é exatamente isso que acontece quando um médico, um fisioterapeuta, um designer ou qualquer outro profissional que não possui carteira assinada fica doente. O profissional se incapacita temporariamente, mas acaba não recebendo por isso.
Como funciona?
O que você protege neste caso é a sua renda. O segurado mantém sua qualidade de vida mesmo que precise se afastar temporariamente de suas atividades. O seguro DIT prevê o pagamento de diárias enquanto você não pode trabalhar. A diária será paga enquanto você estiver em tratamento sob orientação médica, até o limite contratado.
A cobertura DIT prevê a possibilidade do pagamento de até 365 diárias compatíveis com a renda. As diárias são pagas de acordo com o valor contratado, podendo chegar a R$ 1.000 por dia. Geralmente, para doença, a partir do 11º dia de afastamento das atividades profissionais, e para acidente, a partir de sete dias. A DIT possui cobertura, também, para Lesão por Esforço Repetitivo (LER), Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (DORT) e Lesão por Trauma Cumulativo (LTC).
Para se ter uma ideia, até que o profissional seja amparado pelo auxílio-doença do INSS, que leva em média 45 dias e possui valor limite de R$ 5.189,82 por mês, seus rendimentos poderão cair significativamente. O trabalhador deve considerar que o valor concedido pelo INSS é calculado por uma média das contribuições realizadas e o contribuinte tem como garantia, em média, apenas 70% de sua renda, o que ocasiona uma redução considerável do salário quando estiver recebendo o auxílio. Com isso, a cobertura DIT é uma boa alternativa para quem quer complementar a renda.
Um produto pensado para proteger ou manter a estabilidade financeira do profissional autônomo.