Comprar o primeiro carro é uma grande conquista. E você não vai querer nunca que mais esta vitória em sua vida seja prejudicada por falta de precaução. Por isso é muito importante que você procure observar alguns pontos na hora de comprar o seu primeiro automóvel.
Não faça uma dívida que você não possa pagar
Antes de escolher o modelo de carro dos seus sonhos você deve encontrar uma forma de pagamento que caiba no seu bolso. Se você não puder pagar à vista e não tiver pressa de sair da concessionária motorizado, uma boa opção é o Consórcio.
Agora se você tem pressa, procure outra modalidade como o financiamento que, apesar de facilitar a aquisição no primeiro momento, alonga o prazo de pagamento em até mais de 80 parcelas com taxas de juros. Nesse caso, é recomendável que você dê uma boa quantia de entrada para abater o máximo de parcelas.
Calcule as despesas acessórias
Combustível, IPVA, Seguro DPVAT, troca de óleo, estacionamento… os gastos mensais com o veículo devem ser contabilizados no seu orçamento para não extrapolar suas contas. Uma boa forma de prevenir algumas surpresas é escolher um modelo que se adeque ao seu perfil.
Se usa o carro basicamente para se locomover de casa para o trabalho, os modelos 1.0 são mais econômicos, pois gastam menos combustível. Mas se costuma pegar estrada e subir morros frequentemente, o custo-benefício do 1.6 é mais adequado, pois o motor deles tem mais potência e não chega a consumir tanto combustível quanto um 2.0, por exemplo.
Novo ou usado?
Tanto o veículo zero quilômetro quanto o usado podem apresentar vantagens similares, desde que você saiba como avaliar caso a caso. Os benefícios do automóvel que acabou de sair da fábrica são mais evidentes: além daquele irresistível cheiro de carro novo e o prazer de ser o primeiro dono, você não terá que se preocupar com gastos em oficinas nos primeiros anos.
Porém, se não tiver como arcar com o preço de um carro novo, há usados que podem ser encontrados em ótimas condições de uso, muitas vezes com poucos quilômetros rodados. O único ponto é que você terá que pesquisar a fundo o histórico desse veículo para se assegurar de que ele não apresente multas, impedimentos, danos mecânicos ou até mesmo tenha passado por sinistros graves.
Não saia da concessionária sem seguro
Antes de escolher o primeiro seguro para seu veículo vale ficar atento às coberturas oferecidas. Ler atentamente a apólice e conferir se seu carro estará segurado contra roubo/furto, danos por colisões e incêndio é essencial. Assim que comprar o seu carro já fale com um corretor antes mesmo de tirar o carro da concessionária, garanta sua segurança desde o primeiro momento da sua nova aquisição.