Hoje em dia é difícil encontrar alguém que não tenha um bichinho de estimação em casa. Adotar um animal de estimação é garantia de sempre ter um companheiro por perto para alegrar a rotina agitada do dia a dia. No entanto, é indispensável pensar no bem-estar do seu bichinho e oferecer qualidade de vida a ele.

 

Atualmente a preocupação das pessoas com seus animais de estimação é muito maior. Com o objetivo de atender demandas como procura por veterinários para tratamentos de doenças, pet shops para fins estéticos e até hotéis para proporcionar conforto aos bichinhos durante viagens, o mercado de pet shops e clínicas veterinárias vem crescendo rapidamente. Listamos abaixo algumas dicas para você que quer investir nesse ramo.

 

1- Invista em uma boa localização

 

A localização é muito importante para o sucesso da empresa, por isso, pesquise e tente encontrar um lugar que tenha uma boa demanda, porém, pouca opção de oferta. Além disso, é importante que o local seja de fácil acesso e ofereça conforto aos clientes como estacionamento próprio, por exemplo.

 

2- Elabore um plano de negócios

 

Possuir um bom plano de negócio é indispensável para toda empresa. Por isso, elabore um plano de negócios para o seu pet shop ou clínica veterinária. A partir disso, ficará muito mais fácil determinar as metas para seu negócio e traçar novos objetivos para seguir. Dessa maneira, sua pet shop ou clínica estará muito mais protegida de imprevistos e transtornos.

 

3- Utilize softwares de gestão

 

Se você é novo no mundo dos negócios os softwares de gestão podem ser grandes aliados. Utilizando um software de gestão fica muito mais fácil organizar a administração da empresa e ainda modernizar e centralizar todos os dados referentes a ela.

 

4- Acerte na equipe de colaboradores

 

Além de investir na contratação de um bom médico veterinário (caso você não seja um), é importante investir, também, na contratação de funcionários capacitados. No momento da contratação é importante levar em consideração e analisar os perfis de todos os candidatos.  Procure contratar pessoas criativas e proativas, que realmente demonstrem interesse no crescimento da sua empresa.

 

5- Saiba escolher os produtos que serão comercializados

 

Na hora de investir em produtos para venda, procure pesquisar quais são os líderes de mercado, dessa forma você estará evitando que os produtos fiquem parados nas prateleiras. Para início, invista em produtos como ração, snacks, medicamentos, adereços, roupas e serviços como banhos e tosas.

 

6- Monte uma boa estrutura física

 

Investir em uma boa estrutura física é importante para o marketing da sua empresa. É indispensável que o local seja organizado, limpo, que possua equipamentos de qualidade e que siga a legislação. Alguns equipamentos que não podem faltar em uma pet shop são: banheira, estufa para esterilização dos materiais, lâminas de tosa, mesa para pentear e secar, secadora, entre outros.

 

7- Tenha um bom seguro empresarial

 

Para ter mais segurança e cuidado com sua empresa, invista em um seguro empresarial. Assim, você pode contar com coberturas contra incêndio, roubos, danos no patrimônio da empresa, alguns oferecem, também, cobertura contra possíveis acidentes durante o banho e tosa do pet. Procure se informar e faça o melhor para proteger a sua empresa.