O Google realmente virou um guru dos tempos modernos. É lá que nós vamos sempre procurar qualquer coisa quando surge aquela dúvida sobre todo tipo de assunto. E nós aqui da Viver Bem estamos sempre ligados no que você anda procurando no Google quando o assunto é Seguro. Hoje, nós selecionamos as 3 maiores dúvidas sobre seguro residencial que estão no topo das buscas.

O que o seguro residencial cobre?

A cobertura básica é a mínima necessária para que um seguro possa ser comercializado. Ou seja, ela estará obrigatoriamente presente em todos os seguros residenciais. Nela, está inclusa a cobertura contra riscos originados por incêndio, queda de raio e explosão. Ela garante a estrutura do imóvel e o que está dentro da casa caso sejam danificados por incêndio (seja ele causado por qualquer motivo acidental, como queda de raio, curto-circuito ou fogo em um apartamento ao lado). Isso significa que se um raio cair na sua residência e iniciar um incêndio, por exemplo, você será indenizado por isso de acordo com os danos que sofreu. Essa é a cobertura mais simples que você pode contratar. Porém, sabemos que nem sempre ela contemplará seus principais riscos. E é aí que entram as coberturas adicionais, que são contratadas pelo segurado de acordo com sua necessidade.

Como funciona o seguro residencial contra roubo?

Ter a residência invadida gera muita tensão, pois a nossa casa é o local onde deveríamos nos sentir seguros e protegidos. Depois de tudo isso, ainda ter que lidar com as perdas inesperadas e reparos, torna a situação ainda mais difícil.

Por isso essa cobertura dá ao Segurado a garantia de que seus bens estarão totalmente seguros, garantindo a indenização* por perdas e danos materiais causados por roubo e/ou furto qualificado. Assegura ainda o reembolso caso os bens sofram danos durante roubo e/ou furto ou ainda quando caracterizada a simples tentativa de tais delitos, que pode resultar em vidros quebrados, por exemplo.

Seguro residencial é caro?

Não há valor fixo por seguro ou metro quadrado da casa. Os preços variam de acordo com as especificações de cada imóvel. Porém, o mercado diz que o custo do seguro residencial varia entre 0,1% e 0,3% do valor do imóvel. Por pensar que o seguro residencial segue a mesma lógica do seguro de automóvel, que custa em média 5% do valor do veículo, muitas pessoas pensam que o seguro residencial custa caro.

Mas, não! O seguro residencial fica em média 0,1% do valor do imóvel. Mas não o valor de compra e venda e sim o quanto custaria para reconstruí-lo, e essa soma geralmente é mais baixa que o preço de compra e venda. Então, agora você já sabe que o seguro residencial para proteger seu patrimônio pode custar muito menos do que se imagina.