A decisão de abrir um negócio próprio no Brasil não é fácil, são muitas as incertezas e nem sempre essa sensação passa. Ampliar a empresa é um dos principais motivos de receio dos empreendedores.
O crescimento da empresa significa delegar mais, utilizar mais recursos financeiros, pagar mais tributos e enfrentar mais burocracias. No entanto, para que a empresa possa crescer com sucesso o mais importante é focar na sua equipe e não ter medo de investir.
Confira como superar o medo de que sua empresa cresça e como fazer isso de forma segura para alcançar o tão almejado sucesso!
Ter medo na medida certa é importante
Primeiramente, é importante compreender que medo é um sentimento natural e indispensável ao ser humano, pois é o que garante sua sobrevivência. O medo de ser atropelado, por exemplo, é o que nos faz procurar um local seguro para atravessar a rua.
No entanto, quando esse sentimento passa dos limites e se torna constante, pode se tornar algo limitador para o crescimento das pessoas, tanto na área pessoal quanto no campo profissional.
Você já parou para analisar que talvez ainda não tenha conquistado seus sonhos pelo simples medo de arriscar? O medo pode ser o principal motivo que faz certos projetos permanecerem parados. Portanto, é fundamental superá-lo para que seja possível colher os frutos dessa atitude corajosa no futuro.
Como superar o medo de crescer?
Veja alguns passos fundamentais para você colocar em prática e superar o medo de atingir o sucesso com a sua empresa.
- Tenha um bom projeto
Normalmente, é o medo do desconhecido que impede o empreendedor de atingir suas metas. Por esse motivo, antes de dar o primeiro passo rumo à realização de um sonho, é necessário planejar cada passo da caminhada. Para que tudo ocorra de forma tranquila é fundamental tirar todas as dúvidas, estudar estratégias, calcular os gastos e checar todos os riscos que envolvem a meta estabelecida.
- Tenha foco e determinação
Esses dois itens combinados são fundamentais para alcançar qualquer meta. Ter foco significa estabelecer de maneira clara o que a empresa deseja atingir. A determinação tem origem na força dessa meta, na importância de realizar tal objetivo. Quando você pensa em quão importante é para conquistar determinado objetivo, qualquer obstáculo se torna menor.
- Controle a ansiedade
Outro item importante é o gerenciamento da ansiedade, pois ela potencializa a sensação de medo. Apesar de também ser algo natural, essa sensação pode causar um sofrimento desnecessário quando não é controlada.
- Estabeleça pequenas metas
Divida seu objetivo em etapas e comece fazendo o possível para atingir primeiramente a meta mais simples. Ao realizar essas tarefas, você aumenta sua autoconfiança e se sente preparado para dar passos maiores.
- Esteja aberto a aprendizados
Lembre-se, “ninguém sabe de tudo”, portanto, não se cobre demais se as coisas não saírem exatamente como você planejou para a sua empresa. Em cada experiência existe uma lição. Portanto, aprenda, ainda que seja com erros em vez de acertos. Além disso, converse com quem já passou por situações parecidas, afinal, os medos que você tem também são ou já foram os medos de outras pessoas.
- Visualize o sucesso da sua empresa
Treine seu cérebro para imaginar a realização da sua meta nos mínimos detalhes. Desse modo, você consegue construir caminhos neurais que irão colaborar para encontrar soluções antecipadas para os possíveis obstáculos do caminho.
- Utilize o medo em seu benefício próprio
Quando você dá atenção a esse sentimento, sem superestimá-lo, consegue detectar possíveis situações de perigo e, por consequência, tomar decisões mais assertivas em direção ao sucesso. Não deixe o medo roubar seus objetivos, mantenha o foco!